O comentarista Rodrigo Bueno detectou um “problema psicológico” no Botafogo após a primeira derrota nos últimos quatro jogos do Campeonato Brasileiro-2023, por 1 a 0 para o Cuiabá, em que o Glorioso finalizou 32 vezes e sofreu um gol irregular. O jornalista criticou o lema “contra tudo e contra todos”, usado pela torcida após postagem do artilheiro Tiquinho Soares.
– Eu acho que o Botafogo está com um problema psicológico. Primeiro veio aquele chavão “contra tudo e contra todos”, e eu não vejo dessa forma. Grande parte desse país está torcendo loucamente para o Botafogo ser o campeão. Vocês acham que os caras querem que o Flamengo seja campeão? Que o Palmeiras, time que está dominando tudo aí, seja o campeão? A maior parte da população desse país acha que vai ser um barato o Botafogo campeão – protestou “Bubu”.
– Essa coisa de contra tudo e contra todos é um exagero muito grande, vai contaminando… Você entra meio pilhado, a bola não entra, cada vez a perna fica pesando, a bola vai queimando, o campo vai aumentando… – completou o comentarista, durante o programa “F90”.
A tese levantada por Rodrigo Bueno foi rechaçada pelo comentarista Fernando Campos, que fez uma análise mais sóbria da derrota para o Cuiabá.
– O que o Botafogo jogou ontem, em outras oportunidades que ele venceu não jogou. Produziu para vencer, não vi esse abalo psicológico. Teve mérito do Cuiabá, que se defende bem, busca uma bola, e nessa bola teve o erro do Perri. Foram 32 finalizações, o Walter teve noite inspirada. Temos que olhar para o campo também. Mas não concordo com esse discurso cultural do futebol brasileiro de “contra tudo e contra todos”, nesse momento vem da torcida do Botafogo como uma motivação – afirmou Campos.
Fernando Campos e Eduardo de Meneses não viram ainda uma briga aberta pelo título, mas admitiram que o Botafogo x Palmeiras de quarta-feira ganhou contornos de final.
– Acho que ainda não tem briga. Se o Palmeiras conseguir uma vitória dentro do Nilton Santos, aí você vai ter uma briga. É uma final, ganhou um teor de final. O Botafogo foi muito bem nos confrontos diretos até agora, inclusive vencendo o Palmeiras no Allianz. Pode segurar um pouco mais, entregar a bola para o Palmeiras e jogar na velocidade. No momento, o Botafogo tem três rodadas de vantagem para administrar – afirmou Campos.
– Na sintonia fina, eu continuo achando que o título está encaminhado, ainda não tem briga na minha opinião. Só que o Lucio Flavio tem que tentar mostrar para os caras que o maior adversário do Botafogo hoje é o próprio Botafogo, quando fica ansioso para marcar o gol. Eu concordo que o jogo de quarta-feira virou “o jogo”, porque o Abel (Ferreira) parece que encontrou um time, e o Botafogo está oscilando, o que é natural – opinou Eduardo de Meneses.