Apresentador sugere confronto direto como primeiro critério de desempate no Brasileirão: ‘Botafogo foi tão superior ao Palmeiras, por que não transformar isso num benefício?’

Apresentador sugere confronto direto como primeiro critério de desempate no Brasileirão: ‘Botafogo foi tão superior ao Palmeiras, por que não transformar isso num benefício?’
Vitor Silva/Botafogo

O apresentador Thiago Benevenutte, do programa “Tá na Área”, do “SporTV”, colocou um tema bastante interessante em discussão na mesa após a vitória do Botafogo sobre o Palmeiras por 3 a 1 na terça-feira, no Allianz Parque: os critérios de desempate do Campeonato Brasileiro.

Benevenutte sugeriu que o confronto direto seja adotado como primeiro critério, como acontece em ligas europeias. No Campeonato Brasileiro, este é apenas o quarto critério de desempate, após número de vitórias, saldo de gols e gols marcados.

Antes do jogo de terça-feira, Botafogo e Palmeiras estavam empatados com 70 pontos, mas o time paulista estava na frente por ter uma vitória a mais. O Glorioso agora tem 73, mas pode perder o título se fizer três pontos a menos que o time paulista nas duas rodadas finais, mesmo tendo derrotado o Alviverde duas vezes na competição.

– Quando eu olho para a classificação e vejo o Palmeiras com vantagem no confronto, no critério de desempate, número de vitórias, eu fiquei pensando: será que a gente não deveria usar o confronto direto como critério de desempate? A gente tem um duelo equilibrado. Vamos supor que os dois times terminem o Brasileirão com a mesma pontuação. Por que não um confronto direto não ser decidido para esse momento? – questionou.

– O Botafogo fez seis pontos nesse duelo contra o Palmeiras. Acho que deveria levar uma vantagem por isso. O Botafogo foi tão superior ao concorrente direto dele nas duas decisões, por que não transformar isso num benefício ao Botafogo? – completou.

Um dos comentaristas na mesa, Ricardo Gonzalez concordou com os atuais critérios adotados pela CBF.

– Eu não descartaria o confronto direto, mas eu não o colocaria como primeiro critério. Acho que o modelo de pontos corridos premia exatamente a regularidade, foi feito exatamente para você fugir de uma decisão e premiar quem vai bem em 38 rodadas. O Botafogo foi bem contra o Palmeiras, perfeito. Mas o Botafogo foi mal contra o Criciúma, contra o Cuiabá, contra o Atlético-MG, Vitória… Se o Palmeiras conseguiu vitórias que o iguala ao Botafogo, acho que isso tem que ser premiado num modelo de pontos corridos – opinou Gonzalez.

Fonte: Redação FogãoNET e SporTV

Comentários