Comentarista da ESPN, Eugênio Leal classificou como pedreira o grupo do Botafogo na Libertadores, que tem LDU, Junior Barranquilla e Universitario. Os três adversários do Glorioso são os atuais campeões de seus países. Na opinião dele, no entanto, o time equatoriano, atual campeão da Copa Sul-Americana. é o principal rival do time alvinegro.
– Olhando todos os times de fora do Brasil na Libertadores, a LDU está ali no Top 3 dos mais difíceis. É um time que vai dar muito trabalho nessa Libertadores. Manteve a base do ano passado, é verdade que perdeu alguns titulares, mas soube reforçar seu time. Perdeu o Paolo Guerrero, mas trouxe Alex Arce, que agora foi convocado para a seleção paraguaia, e o Michael Estrada, jogador de Copa do Mundo da seleção equatoriana, dois centroavantes. O técnico espanhol Paco Alcácer faz trabalho de ser um time de toque de bola, construção de jogo… E tem a altitude. A LDU é fortíssima, vai dar muito trabalho – disse Leal.
Eugênio Leal chamou a atenção para o Universitario e “descartou” o Junior Barranquilla da briga por uma das duas vagas nas oitavas de final.
– Estamos olhando para o Universitario sem dar nada para ele, mas o futebol peruano mostrou sinais de recuperação no ano passado. É o atual campeão, derrotou o grande rival Alianza Lima na casa do adversário na final. É verdade que perdeu o técnico, Jorge Fossati, que foi para a seleção peruana, e contratou Fabián Bustos, técnico que passou por Santos e América-MG sem muito sucesso. É um time que não vai classificar, na minha opinião, mas briga com o Junior Barranquilla pelo terceiro lugar e pode tirar ponto – disse Leal, continuando:
– Não acredito muito no Junior. Por mais que eles achem lá que tem dinheiro, que contratam muito, o Junior sempre dá com os burros n’água em Libertadores. Então, acho que é LDU e Botafogo brigando pelo primeiro lugar. O Botafogo pode disputar perfeitamente a liderança, ele a LDU são os favoritos para se classificar. Mas não sabemos quem vai ser o técnico do Botafogo.
Apresentador do programa “F360”, Abel Neto apontou a LDU como favorita para ficar com a primeira posição do Grupo D.
– O pessoal no Equador está colocando a LDU como favorita. Vocês discordam? A LDU tem disputado competições sul-americanas todos os anos, é a campeã da Sul-Americana, o Fluminense venceu a Recopa em cima dela com muita dificuldade. O Botafogo tem um time muito bom, mas ainda está remontando seu time. É um absurdo dizer que a LDU é favorita? Não acho. O Botafogo pode ser líder do grupo, mas ainda é uma incógnita. Quem vai ser o técnico? Para mim, a LDU é a favorita do grupo – opinou Abel.
Para o comentarista Celso Unzelte, o Botafogo saiu no lucro no sorteio.
– Perto do que o Botafogo tinha para escolher, só de ter escapado de brasileiros já é um grupo bom. É uma pedreira. Fácil não é – resumiu.