O Botafogo começou o ano oscilando, com enorme dificuldade quando tem se impor diante de adversários mais frágeis. Em abril, o clube vai disputar Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, além da Taça Rio. A chegada principal competição nacional pode ser um alento, acredita o comentarista Rodrigo Coutinho, do “Redação SporTV”.
– É uma dificuldade imensa que o Botafogo tem na produção ofensiva. Tem que levar em consideração o nível do adversário. O início do Brasileiro é boa notícia, porque os melhores momentos no ano passado eram em contextos de time sendo atacado e buscando contra-ataques. Não que fosse uma estratégia do Luís Castro o jogo reativo, foi o contexto, a imposição do adversário. Campeonato brasileiro é muito mais complicado a nivel dos adversários. Talvez seja boa notícia – frisou Rodrigo Coutinho.
– Luís Castro sempre prezou por equipes com posse de bola, que se estabelecessem no campo de ataque, sempre prezou pela qualidade, demorou a entender necessidade de meio-campo mais robusto e combativo. Muita gente acha que não, mas o Campeonato Brasileiro é muito físico, pelas viagens, variações de condições climáticas e comparativo de jogadores. O Botafogo segue tendo muita dificuldade. Na teoria Luís Castro tem muito conhecimento de futebol, quem sou eu para falar o contrário, coordenou formação do Porto, fez bom trabalho no Shakhtar, mas me chama atenção o quanto o time tem dificuldade em colocar em prática o que ele tem de teoria – acrescentou.
O comentarista Carlos Eduardo Mansur analisou a vitória por 2 a 1 sobre o Audax, na final da Taça Rio, da qual o Botafogo nem deveria participar na opinião dele.
– Coisa sem cabimento. Vitória política das federações, torna os clubes reféns de disputarem Estaduais. Descabido ter que jogar essa final, criaram amarra a mais. Tem duas coisas que acontecem no segundo tempo, o Audax sente fisicamente, e o Botafogo produz mais com Luis Henrique e Marçal na esquerda. A formação inicial parecia que daria mais capacidade de criar e vigor, mas de novo foi muito abaixo o primeiro tempo – disse Mansur.