Não é apenas a classificação para as oitavas de final da Libertadores que está em jogo. Na visão do comentarista Vinícius Bueno, no “SporTV News”, Botafogo x Universidad de Chile, nesta terça-feira, no Estádio Nilton Santos, definirá os rumos do elenco alvinegro.
– O Botafogo acabar caindo da Libertadores, acho que é um reflexo claro da demora no planejamento para esse ano, do quanto o time começou a temporada muito atrasado em relação aos demais. E é um jogo que vale muito porque a gente, de novo, vai bater naquela tecla da janela do meio do ano. Se o Botafogo avança e continua com possibilidade de título na Libertadores, acho que vai ser uma janela mais agressiva. Já foi a de virada de ano, parece que não, mas foi meio bilhão de reais investido ali pelo Botafogo, que gastou mais até do que o Palmeiras, só que com jogadores que ainda não chegaram para vestir a camisa e mudar o patamar do time. Há uma expectativa de que no meio do ano possam chegar outros atletas para, quem sabe, elevar o patamar do time, o que passa muito por essa classificação de hoje. Se cai, essa janela de meio de ano eu acho que até fica em segundo plano e o Botafogo vai até o final da temporada com o que já contratou – crê Vinícius Bueno.
O comentarista André Loffredo citou um porém.
– Mas tem que pensar também que tem o Brasileiro. Dos times que vão para a Copa do Mundo de Clubes, quem ficou para trás é o Botafogo. E ficou para trás porque se planejou para ficar para trás. O planejamento está sendo cumprido. As dificuldades que o Botafogo tem agora são frutos do seu próprio planejamento. Seria surpresa se fosse diferente. Mas é uma recuperação dentro do Campeonato Brasileiro possível. Talvez para buscar um campeonato seguido, acho difícil. Mas para fazer uma boa participação e voltar à Libertadores, você vai ter que ter um time competitivo. Acho até que o Botafogo vai ter, mesmo que não faça grandes contratações no meio do ano. Mas, se seguir na Libertadores, acho que o time vai ser… O John Textor, se voltar para o Brasil um dia, ele talvez vá atrás de reforços para o Botafogo – declarou Loffredo.