O Botafogo lidera o Campeonato Brasileiro de forma isolada e vem de cinco vitórias seguidas. No entanto, há pontos a melhorar, como o próprio técnico Artur Jorge sempre frisa em suas entrevistas coletivas.
Durante o programa “Troca de Passes”, do SporTV, a comentarista Renata Mendonça alertou para a queda de rendimento no fim dos jogos. Contra o Internacional, por exemplo, John evitou o empate com uma linda defesa nos acréscimos.
– Se tem uma coisa que o Artur Jorge precisa corrigir é essa queda de desempenho quando o Botafogo está à frente do placar. É claro que é normal haver um relaxamento. O Botafogo se caracterizou por ser um time muito intenso, que pressiona alto, quando perde a bola reage muito rápido, é um time ligado 100% o tempo inteiro, então é natural depois de sair na frente dosar a energia, mas em alguns jogos o Botafogo tem feito isso por muito tempo. Aconteceu contra Vasco, Cuiabá e hoje (Inter) – avaliou Renata.
O comentarista Rodrigo Coutinho concordou com a colega de bancada e enxergou uma mudança no estilo de jogo do Botafogo nas últimas semanas.
– No começo do Artur Jorge, o Botafogo era uma equipe que ficava mais tempo com a bola, tinha posses mais longas até finalizar. De algumas semanas para cá, é um time mais vertical, até mais parecido ao do ano passado, que joga mais em transições ou tenta provocar espaços nas costas do adversário para jogar com passe longo. Acho que tem faltado ao Botafogo mesclar o estilo dentro de cada partida nos últimos jogos. O time perde o controle do jogo, flertou com o empate, e olha que o Inter nem fez tanta coisa assim. É uma questão que o Botafogo precisa prestar mais atenção – disse.
Coutinho, no entanto, vê o Botafogo versão 2024 mais preparado para brigar pelo título do que no ano passado.
– O Botafogo a cada rodada se solidifica, é a quinta vitória seguida e o quarto jogo seguido sem sofrer gol, é algo muito significativo nos pontos corridos. É difícil olhar a forma como esse time tem atuado e imaginar que algo parecido como no ano passado vai acontecer de novo. Acho que o Botafogo vai brigar pelo título até a última rodada – analisou Coutinho.