Bruno Lage está tentando mudar determinados aspectos do jogo do Botafogo, mas o estilo da equipe é outro. Foi assim que Pedrinho e Carlos Eduardo Lino, no programa “Troca de Passes”, do SporTV”, analisaram a vitória alvinegra por 3 a 1 sobre o Internacional, no último sábado, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro.
– A distância é muito grande, tem tudo para ser (campeão), não só pela diferença na pontuação, mas pelo desempenho. O segundo tempo foi espetacular. Lógico que alguns movimentos fizeram isso acontecer. Empurrar o Eduardo para a frente em uma necessidade não tem problema, mas quem vai fazer a função dele? Lucas Fernandes fez bom jogo, mas a característica é diferente. Quando traz Eduardo para o meio, jogador de construção e poucos passes, ataca de trás, vê de frente, entra no espaço, tem capacidade enorme. Janderson entrou muito bem, é promissor. É um Botafogo em que é muito nítida sua identidade, a velocidade pelos lados. Lage gosta que um dos beiradas seja um meia/ponta, como foi o Gustavo Sauer, que é bom jogador. Mas a essência desse Botafogo é a velocidade pelos lados. Quando teve, com o pé bom favorecendo, acelerou o cruzamento. No segundo tempo, fez a melhor partida em todos os aspectos do jogo, pressão pós-perda, finalização, abafando, recuperando bola, usando lados, atacando espaços. Foi preciso no segundo tempo – avaliou Pedrinho.
– O Botafogo não contou com Eduardo no primeiro tempo, porque o melhor Eduardo da temporada é o do meio-campo. Bruno Lage vai começar a compreender mecanismos do Botafogo, não tem como mudar. Por mais que queira cara que articule pelo lado, como Sauer, para tocar, se aproximar do jogo de centro, ter mais posse, não é esse o Botafogo. Até evoluiu nisso, consegue ter mais posse de bola, circular mais, mas o Botafogo que conhecemos e aprendemos a gostar é agressivo, de lado de campo. Quando Coudet acordou e colocou mais um zagueiro, já era, o Botafogo já tinha resolvido – explicou Carlos Eduardo Lino.
Líder do Brasileirão, o Botafogo volta a campo no próximo sábado, para enfrentar o São Paulo, no Morumbi.