O programa “Seleção SporTV” avaliou nesta segunda-feira (26/12) o desempenho do ano dos clubes brasileiros numa “tierlist”, e classificou o 2022 do Botafogo como positivo. O apresentador André Rizek elogiou bastante o técnico Luís Castro e o nível das contratações feitas no primeiro ano da SAF do clube, projetando a próxima temporada ainda melhor.
– O Botafogo trouxe um treinador que no segundo ano de trabalho no Brasil vai ser ainda melhor, deu tempo muito rapidamente de entender o que é a vida aqui e acho que teve soluções bem importantes ao longo do ano. Fez um mercado bom, trouxe bons jogadores como Adryelson, Tiquinho Soares, Lucas Fernandes, Marçal… Já vai com uma base para o ano que vem. Além de já ter sido positivo, é um ano que já projeta um Botafogo melhor do que foi nesse ano – opinou Rizek, acompanhado por Grafite:
– Foi bem, porque quando existe essa troca que teve no começo do ano, quando teve o acesso e de repente manda o técnico embora, é difícil dar certo. São muitos pontos para o Textor por ter conseguido segurar o Luís Castro durante um tempo em que foi muito contestado, houve a segunda ida ao mercado… É um processo que normalmente é de decepção, e o Botafogo foi bem por terminar bem o campeonato, deixar uma impressão positiva e ter essa base no próximo ano.
O comentarista Pedrinho, por sua vez, lembrou a dificuldade do Botafogo nos jogos em casa por conta das expectativas criadas pela torcida, mas sem deixar de classificar o 2022 alvinegro como positivo.
– Fiz muitos jogos do Botafogo nesse ano e eu falava que a torcida estava já no quinto ano de Textor, o torcedor estava lá na frente vendo um time com muitos craques, disputando Libertadores, sendo forte nas competições internacionais. Mas é só o início do processo. Esses clubes que estão se tornando empresa vão ter um conflito muito forte dentro de seus estádios, e o Botafogo viveu isso, porque o torcedor não consegue entender que é um início de um processo, e isso interfere às vezes nas ações dos jogadores. Acho o Luís Castro muito bom treinador, o clube foi no mercado na segunda janela de forma muito positiva – disse Pedrinho.
– É esperado que tenha essas dificuldades que o Botafogo viveu, dos três times que precisou preparar, das revisões de elenco, da compreensão do que é o mercado brasileiro, das reuniões que o Textor faz para entender o futebol brasileiro, na CBF, nos parceiros dele, com os pares dentro do Botafogo, a expectativa do torcedor… Era esperado. A reta final do Botafogo é de um acerto técnico tão legal que acho até que o Botafogo foi bem. Eu prefiro ficar com a última impressão para definir o Botafogo da temporada, porque esse parece que vai ser o Botafogo na próxima – opinou Carlos Eduardo Lino.
Veja como ficou a Tier List do Seleção SporTV:
BRILHOU: Cruzeiro e Palmeiras
FOI BEM: Cuiabá, Goiás, Botafogo, América-MG, São Paulo, Fortaleza, Athletico-PR, Flamengo, Corinthians, Fluminense e Internacional
ESPERADO: Bahia, Grêmio, Vasco, Juventude, Coritiba e Santos
DECEPÇÃO: Avaí, Atlético-GO, Ceará, Red Bull Bragantino e Atlético-MG