A arbitragem apareceu em Palmeiras 2 x 2 Botafogo, pelo jogo de volta da Libertadores, nesta quarta-feira, apenas no fim. E corretamente, ao anular gol de Gustavo Gómez nos acréscimos por toque com a mão, observado pelo árbitro após revisão no VAR.
Comentaristas de arbitragem ouvidos pelo “UOL” consideram que houve acerto.
– Gol bem anulado de acordo com a regra. A bola pega na mão do Gustavo Gómez antes dele fazer o gol – disse Carlos Eugênio Simon.
– O lance é muito claro. Gómez tocou, ainda que não intencionalmente, a mão na bola antes de concluir e fazer o gol. Este é um caso típico que cabe, segundo o protocolo, a intervenção do VAR, quando o árbitro não viu o que realmente ocorreu. Para mim, foi uma decisão correta. Nenhum tento pode ser obtido legalmente nestas circunstâncias, quando a bola toca a mão do autor do tento, ainda que isto tenha ocorrido de forma acidental. Decisão correta do árbitro no campo de jogo, após observar o vídeo, por solicitação do VAR – explicou Emídio Marques.
– A bola toca na mão do atleta do Palmeiras, o árbitro não viu, e o VAR, corretamente, o chamou, corrigindo o erro do árbitro. Para mim, o lance ficou muito claro, e a regra de jogo foi cumprida – resumiu Ulisses Tavares.
– O jogador realmente parou a bola na mão, embora pareceu-me que ele não quis, que foi um toque involuntário, mas ele acabou segurando a bola para poder chutar ao gol. É um gol muito bem anulado, sem dúvida nenhuma, em qualquer circunstância. Se não é a mão dele, a bola tinha passado por ele – completou João Paulo Araújo.
Com o resultado, o Botafogo se classificou para as quartas de final da Libertadores.