O Botafogo vinha de três empates contra equipes que abdicaram de jogar e só se defenderam, o que gerou críticas da mídia sobre uma “fraqueza mental”. Mas, na vitória diante do Palmeiras por 3 a 1 nesta terça, dentro do Allianz Parque, o Glorioso mostrou resiliência e maturidade para vencer.
A força psicológica do Botafogo foi destacada durante a transmissão do jogo pelo comentarista Eric Faria, no “SporTV”.
– Vitória maiúscula de um time que foi acusado de não ter controle emocional, de ceder à pressão na reta final. Hoje foi o contrário, não começou o jogo bem mas manteve-se frio, aproveitou a única chance que teve no primeiro tempo. Quem não teve controle foi o Marcos Rocha, que deu bobeira e proporcionou ao Botafogo essa vantagem. O jogo estava muito equilibrado até a expulsão, depois o Botafogo soube aproveitar – disse Eric.
Alline Calandrini, que fez análises muito sóbrias na transmissão da partida no “SporTV”, ressaltou que o aspecto mental acabou pesando de forma negativa no lado palmeirense.
– Faltou o aspecto mental do lado do Palmeiras. É uma equipe muito copeira, inteligente, mas sentiu o primeiro gol sofrido, não conseguiu se reorganizar, e depois da expulsão acabou ficando perdido, as alterações acabaram descaracterizando completamente a equipe e aí fica muito difícil correr atrás de um time como o Botafogo – pontuou Calan.