Na vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, que o deixou perto do título no Campeonato Brasileiro, o Botafogo novamente uma de suas principais virtudes: a consistência defensiva. Foi o que o destacou o comentarista Carlos Eduardo Éboli, no programa “Redação SporTV”.
– A questão defensiva do Botafogo, exaltamos o DNA ofensivo, capacidade de jogar de forma vertical, quatro homens de frente, o entrosamento deles, mas quando mais precisou do sistema defensivo ele apareceu brilhantemente. Na final da Libertadores segurou o Atlético-MG, houve pressão de não poder falhar, ontem mais uma vez. O Inter sentiu falta do Alan Patrick, exagerou nos cruzamentos, a zaga provou estar preparada para qualquer pressão. Qualquer time para ser campeão tem que ter grande defesa, bom sistema defensivo. Ontem havia um agravante, goleiro reserva, Gatito, sem sequência, mas foi muito bem, seguro, tranquilo, fez defesas importantes. Vai com zaga reserva contra o São Paulo, mas deve ser pouco exigida. Ficou adiado, Estêvão não deixou acabar ontem, mas dificilmente vai sair das mãos do Botafogo esse campeonato – apontou Éboli.
Rodrigo Coutinho foi outro que valorizou a atuação de Gatito.
– Gatito talvez fosse um ponto de dúvida, a postura dele em campo, tem jogado bem pela seleção paraguaia, mas nas últimas vezes no Botafogo não inspirou tanta confiança. Ontem superou isso tudo, foi bem, tem defesa em chute do Wesley, outra à queima-roupa do Borré, outra primeiro tempo. Mostrou segurança e saída bem assertiva do gol, sem dar susto – elogiou Rodrigo Coutinho, que analisou o cenário pelo título.
– Foi por pouco ontem, sete minutos separaram de gritar “é campeão”, foi adiado para o próximo domingo. Se alguém tinha dúvida, para mim ficou consolidado, o melhor time do campeonato não conseguiu grande jogo por todas as circunstâncias, como título da Libertadores, pouco descanso, festa e nível do adversário, mas mostrou que é um time completo. Sabe defender, tem repertório de bola, mais um gol de jogada ensaiada, foram vários ao longo da temporada. Difícil o cenário de Botafogo virtual campeão mudar, por tudo que cerca São Paulo e Palmeiras e pelo campeonato que o São Paulo tem feito – encerrou.