Os comentaristas da bancada do “Linha de Passe” da ESPN desta segunda-feira elogiaram a decisão de John Textor, acionista majoritário do Botafogo, de colocar um time B para disputar o Campeonato Carioca a partir do ano que vem. No entanto, houve uma ressalva sobre o “timing” da decisão.
Textor anunciou a atitude pelo Twitter, logo após a eliminação para o Fluminense nas semifinais com vitória alvinegra por 2 a 1. O clássico foi marcado pela atitude bisonha do árbitro Paulo Renato Moreira da Silva Coelho de encerrar o jogo com o Botafogo tendo uma falta para cobrar e jogar na área.
– Eu acho louvável essa ideia, eu aplaudo. Mas, se isso foi definido por um plano estratégico porque o Botafogo vê o Carioca dessa maneira, beleza. Mas o tuíte foi logo depois do erro da arbitragem. Quando a motivação é um erro de arbitragem, aí me desculpa, é igual a qualquer dirigente brasileiro. Não vemos presidente de clube na Premier League detonando esse ou aquele, é raríssimo – opinou Gian Oddi.
Paulo Calçade disse não acreditar muito que John Textor fará mesmo essa mudança para o ano que vem, mas ressaltou que motivos não faltam para ele tirar a importância dos Estaduais.
– Só acredito vendo. O Estadual rende zero para o Athletico-PR, ele jogando ou não é a mesma coisa. O Paulista dá dinheiro, o do Rio de Janeiro dá menos grana. O Textor vai perguntar: “Quanto a gente recebe nesse campeonato?” É tanto. Ele pensa no saldo e fala: “Então preciso jogar.” Eu não acredito que ele vai fazer isso – afirmou Calçade.
– Se ele fizer isso mesmo, esse erro de arbitragem fez ele se antecipar aquilo que é óbvio. Ele é investidor, quem investe quer lucro. Ele quer tirar lucro do Botafogo, logo tem que colocá-lo em campeonatos mais viáveis e não numa coisa como o Estadual. Ele não vai ganhar dinheiro ali – completou.
Vitor Birner foi quem mais elogiou a decisão de John Textor, mas fez um aviso sobre os erros de arbitragem:
– Eu vou discordar. Esse tuíte dele tem só um equívoco, porque o John Textor mal sabe que isso pode acontecer também no Campeonato Brasileiro, e esse ele vai ter que jogar para ter seu plano de sucesso.