Tite chegou ao Botafogo, teve logo um jogo com o Mirassol (derrota por 2 a 0) e agora tem um longo período de preparação para o clássico com o Vasco, no dia 7 de outubro, pelo Campeonato Brasileiro. O comentarista Ledio Carmona, do Grupo Globo, acredita que a pausa será benéfica.
– Conhecendo o Tite, a gente imagina que ele vai conseguir dar uma arrumada no Botafogo nesses 15 dias ou até mais da data Fifa. Contando com folga, deve dar uns 15 dias de treinamento. Eu acho que o Botafogo tem questões a serem resolvidas mas eu acho que no campeonato tem gente com muito mais questões a serem resolvidas. A situação não chega a ser desesperadora no campeonato. Uma situação até de certa forma comparada com a de vários times até com certo conforto. Acho que com mais oito, nove pontos o Botafogo escapa. Então, o Tite vai ter tranquilidade para trabalhar – opinou, ao “Canal do TF”.
– Acho que ele tem que resolver a questão do ataque principalmente. O Botafogo tem poucos atacantes que fazem gol, fazem poucos gols. Muita gente com jejum e isso aí joga pressão. O meio-campo eu acho que tem bons jogadores, mas ele precisa achar uma forma desse meio-campo jogar e marcar melhor. O Botafogo é um time muito espaçado. E a defesa precisa tentar recuperar fisicamente alguns jogadores que são muito bons, têm muita moral, têm muito poder de liderança, mas não estão bem fisicamente, como Alex Telles. E a própria zaga você precisa ter uma maior segurança. Acho que o Arthur Chaves fez uma boa estreia contra o Grêmio. O Ferraresi não deve jogar contra o Vasco, mas enfim, você tem ali um esboço de uma boa defesa. Mas isso aí o Tite sabe fazer muito bem. Enfim, em 15 dias eu acho que o Tite vai conseguir fazer uma boa mágica. A questão é que o jogo é muito difícil. É contra o Vasco, está embalado, primeiro jogo do Botafogo pós-data Fifa. É no sintético, uma vantagem para o Botafogo. Mas não vai ser fácil. O Botafogo não está desesperado. Ele vai poder jogar com um pouco mais de calma, com um pouco mais de tranquilidade jogando a pressão para o Vasco – analisou Ledio.
O comentarista Eric Faria foi na mesma linha, lembrando que Tite é um treinador que implementa sua filosofia aos poucos.
– Eu acho que para qualquer técnico que esteja assumindo um time nesse momento essa parada para a data Fifa vai ser muito importante. Alguns clubes da Série A estão trocando de técnico, e o Botafogo só teve poucos momentos com o Tite. E o Tite é um treinador, pela sua história, que precisa de tempo. Ele gosta de tempo. Os trabalhos dele sempre foram muito pautados nos treinamentos, no dia a dia. Então eu acredito que principalmente para o Botafogo essa parada vai ser muito importante. Porque conhecendo o Tite e acompanhando o trabalho do Tite durante muitos anos na Seleção Brasileira, eu sempre vi como ele valorizou o dia a dia do trabalho. Os processos dos treinamentos, o conhecimento que ele pode adquirir sobre cada atleta, o que cada um pode dar. Até na questão psicológica mesmo. O Tite sempre foi muito ligado a isso. E aperfeiçoar a parte tática do time. O Botafogo vem em transições constantes nessa temporada. São várias filosofias, vários métodos. E agora o Tite precisa estabelecer a sua característica principal no grupo e fazer com que o grupo entenda a sua metodologia. Tem jogadores experientes que vão ajudá-lo nisso. Então acho que o Tite vai super aproveitar esses dias sem Campeonato Brasileiro – completou.