Atual campeão de forma épica em Buenos Aires, o Botafogo será cabeça de chave do Grupo A da Libertadores-2025 e conhecerá seus adversários no sorteio na próxima segunda-feira (17/3), no Paraguai.
Os comentaristas Mário Marra e Eugênio Leal, da “ESPN“, listaram quais clubes os brasileiros do Pote 1 – Botafogo, Palmeiras, Flamengo e São Paulo – devem evitar no sorteio. No Pote 2, o mais temido é o Estudiantes.
– É perigoso o Estudiantes no Pote 2, muito perigoso. É um clube que está vivendo um astral diferente, com mais dinheiro, com contratação do Cristian Medina, que sai do Boca, com um astral completamente diferente, tem a manutenção do trabalho do Eduardo Domínguez, com o Verón cada vez mais atuante no dia a dia do clube… Cair com o Estudiantes não é um bom negócio atualmente. O time até deve e pode, precisa jogar mais, mas tem aquela aura de Libertadores – afirmou Marra.
– No Pote 2, destaco Estudiantes, que vem muito bem com o Eduardo Domínguez, é bom evitar. Também é bom evitar o Colo-Colo, que vem forte com o [Jorge] Almirón, e a LDU – listou Leal.
Vale lembrar que o Glorioso não poderá enfrentar o Internacional, que está no Pote 2, nem o Fortaleza, que está no Pote 3, mas poderá ter o Bahia na sua chave, já que o time veio da fase preliminar. No terceiro pote, por sinal, há dois argentinos.
– No Pote 3, o Vélez foi campeão argentino, mas desmontou. Atenção para o Talleres, que acabou de ganhar a Supercopa da Argentina, vencendo o River nos pênaltis, é um competidor interessante. E tem o Atlético Nacional, um time campeão de Libertadores, que tem história, que tem muita torcida, apesar de estar distante de ser o Atlético Nacional que a gente conhece – destacou Marra.
– No Pote 3, tentar evitar o Atlético Nacional, que vive um bom momento, o Universitario, que também está embalado, e a Universidad de Chile, que está crescendo de produção – pontuou Leal.
Em relação ao Pote 4, a torcida do brasileiros é para não enfrentar nenhum dos times que vieram da fase preliminar, que são mais fortes e tradicionais: Cerro Porteño, Barcelona-EQU (que eliminou o Corinthians), Alianza Lima e Bahia.
Potes do sorteio da Libertadores-2025:
POTE 1: BOTAFOGO [Grupo A], River Plate, Palmeiras, Flamengo, Peñarol, Nacional-URU, São Paulo e Racing
POTE 2: Olimpia, LDU, Internacional*, Libertad, Independiente del Valle, Colo-Colo, Estudiantes e Bolívar
POTE 3: Atlético Nacional, Vélez, Fortaleza*, Sporting Cristal, Universitario, Talleres, Deportivo Táchira e Universidad de Chile
POTE 4: Carabobo (VEN), Atlético Bucaramanga (COL), Central Córdoba (ARG), San Antonio Bulo Bulo (BOL), Alianza Lima, Cerro Porteño, Barcelona-EQU e Bahia
*Não pode cair no mesmo grupo do Botafogo