O Botafogo venceu o Flamengo no Maracanã mesmo tendo duas peças importantes expulsas no começo do segundo tempo: o lateral-direito Rafael, que deixou o time com um a menos, e o técnico Luís Castro, que reclamou muito após ter sido obrigado a fazer a substituição quando havia pedido para adiá-la.
Durante o programa “Troca de Passes”, do SporTV, o comentarista Ricardinho deu razão ao técnico pela reclamação, mas criticou a atitude exagerada do português.
– Se ele não quis a substituição, não era para ela ter sido feia, a equipe é ele quem comanda e ele tem razão. Mas nenhum tipo de situação justifica a atitude dele. Assim como o Rafael foi expulso e o time ficou com um a menos, ele deixou o comando do time numa situação delicada no jogo. Não justificava esse nervosismo. Ele, como um treinador experiente, não é pedir “por favor”, mas reclamou uma vez, já tinha tomado o amarelo – destacou Ricardinho.
A atitude de Rafael, expulso por dois cartões amarelos desnecessários, foi repreendida pelo comentarista Conrado Santana.
– É a segunda expulsão dele, já tinha sido expulso contra o Vasco, quando também se mostrou bem descontrolado. Ele sempre se declarou torcedor do Botafogo, sempre teve esse carinho, essa volta foi muito esperada, havia uma expectativa muito grande por parte dele e pela torcida, mas a verdade é que isso ainda não funcionou. Ele teve lesões, é verdade, mas nunca jogou bem, não consegue uma sequência – observou Conrado.