Com uma campanha histórica, o Botafogo lidera o Campeonato Brasileiro e vem provocando muitas análises da mídia esportiva. No programa “ESPN F360” desta sexta, os comentaristas Eugênio Leal e Rafael Marques fizeram comparações para tentar definir em resumo o Glorioso de 2023.
Leal usou a Fórmula 1 como analogia e frisou que o Botafogo vem desempenhando um futebol suficiente para ser campeão.
– Fazendo uma analogia com a Fórmula 1, o Botafogo não é aquele carro exatamente o mais veloz, mas que sempre vai fazer uma volta regular, vai virar sempre 1m15s em Interlagos, enquanto vai ter outro carro que pode fazer 1m12s, mas na outra volta vai fazer 1m20s. O time sempre entrega um padrão de jogo, é um time difícil de ser batido, difícil de ser vazado. Não é brilhante, mas é um time regularmente competitivo. Não vamos ver um time tendo atuações de sonho, dando goleada, mas poucas vezes vai perder. Não tem altos e baixos, é um time regularmente bom, sem ser excelente, e para um campeonato de pontos corridos isso é o suficiente para conquistá-lo – afirmou Leal.
Rafael Marques, por sua vez, viu semelhanças do Botafogo-2023 com o Napoli que foi campeão italiano nesta temporada, encerrando um longo jejum.
– É o Napoli campeão italiano, que superou equipes tecnicamente melhores que ele e ganhou um campeonato onde ninguém quis chamar de seu. O Brasileiro não é de ninguém, é do Botafogo, que quem está fazendo por merecer. Cada vez mais me convenço do time que compra a ideia. No começo os jogadores tiveram um pouco de dificuldade de entender o que o Castro entendia, mas os atletas começaram a entender e o time faz uma performance extremamente consciente, cada jogador entra em campo sabendo exatamente o que fazer. O Botafogo é um time que esbanja autoconfiança – analisou Rafael Marques.