O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) de arbitragem da CBF afirmou que o árbitro Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP) acertou ao cancelar a expulsão de John e mostrar amarelo por mão fora da área na derrota do Botafogo para o Bahia no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro.
Inicialmente, Flavio mostrou vermelho para John, que interceptou chute de Jean Lucas com a mão fora da área, mas o VAR Thiago Duarte Peixoto (SP) recomendou revisão. Após olhar o lance no monitor, Flavio voltou atrás e mostrou só cartão amarelo, por considerar que Nathan Fernandes poderia tirar a bola na sequência.
“O parecer técnico do Comitê Internacional é de cartão amarelo no lance citado. Apesar da imagem parada, com o goleiro fora do gol, pode-se induzir a um cartão vermelho por oportunidade clara de gol, porém quando se analisa a situação em velocidade normal, percebe-se que o chute do atacante não é forte e há um defensor que claramente pode interceptar aquela bola e impedir o gol”, diz o relatório.
A análise do CCEI teve participação do ex-árbitro italiano Nicola Rizolli, do argentino Néstor Pitana, do brasileiro Sandro Meira Ricci, além do diretor de arbitragem Rodrigo Cintra e do integrante da Comissão de Árbitros da CBF Fabricio Vilarinho.
