O blog do Diogo Dantas, em “O Globo”, trouxe a justificativa da CBF para escalar o árbitro Raphael Claus e a VAR Daiane Caroline Muniz dos Santos juntos em 11 das 38 rodadas no último Campeonato Brasileiro. Segundo a entidade a dupla é uma das “mais pedidas pelos clubes” da Série A.
O argumento gera estranheza, uma vez que não parece normal um clube pedir escalação de um árbitro em seu jogo. Caso realmente peça, quais clubes tiveram as solicitações atendidas? E quais não? Quais os motivos?
O blog informa que Raphael Claus é um dos árbitros mais solicitados, segundo a Comissão de Arbitragem da CBF, e Daiane Muniz também. Assim, a entidade atenderia os clubes, o que justificaria a elevada presença da dupla.
Pela frequência dos dois juntos, a CPI da Manipulação de Resultados e Apostas Esportivas vai convidar ambos para prestarem depoimento.
– Os dois Juízes foram escalados como dupla em onze partidas das trinta e oito rodadas da competição. A título comparativo, outras duplas de Juízes foram escaladas em, no máximo, três partidas, o que caracteriza uma evidente distorção na escala de árbitros – afirmou o senador Jorge Kajuru, presidente da CPI.