Depois de ser multado em US$ 8 mil (cerca de R$ 38 mil) por saudar a torcida antes da foto oficial no jogo contra a LDU em Quito, o Botafogo pode ser novamente punido pela Conmebol por conta da homenagem que fez a Joel Carli contra o Magallanes, na última quinta-feira, pela Copa Sul-Americana.
A entidade listou algumas “irregularidades” cometidas pelo clube na homenagem ao zagueiro argentino, que se aposentou. De acordo com a denúncia feita pela Comissão Disciplinar, o Botafogo desrespeitou o que havia sido previamente combinado.
A Conmebol citou que muitas pessoas entraram no gramado para a homenagem, e apenas cinco pessoas credenciadas estavam autorizadas para fazê-lo. Além disso, a cerimônia para Carli teria começado antes de finalizadas as entrevistas pós-jogo.
Ainda segundo a denúncia, Tiquinho Soares teria se ausentado da área de entrevistas pós-jogo para participar da homenagem, retornando depois. E, por fim, a coletiva de imprensa do técnico Luís Castro e do volante Tchê Tchê teria começado com 15 minutos de atraso.
No documento, a Conmebol aponta que o Botafogo infringiu três pontos do Manual de Clubes da Copa Sul-Americana e dois itens do Código Disciplinar (não acatar instruções do organizador do torneio e acesso não autorizado de pessoas em áreas específicas do estádio), mas não detalha quais multas pode aplicar.