Conmebol manda Peñarol garantir acesso da torcida do Botafogo, sob pena de jogo ser com portões fechados ou mudar de local

Conmebol manda Peñarol garantir acesso da torcida do Botafogo, sob pena de jogo ser com portões fechados ou mudar de local
Reprodução/ESPN

A Conmebol enviou um ofício à Associação Uruguaia de Futebol (AUF) determinando que a torcida do Botafogo seja autorizada a ir à partida desta quarta-feira (30/10) no Campeón del Siglo, sob pena do jogo ser realizado com portões fechados ou mudar de local. A entidade exige uma garantia por escrito do Peñarol até às 10h (horário do Paraguai e de Brasília) desta terça-feira.

No texto, divulgado pelo repórter Diego Jokas, da rádio “Sport 890”, a Conmebol solicita as garantias ao Ministério do Interior do Uruguai e ao próprio clube para que haja as necessárias condições de segurança para que o duelo, válido pelas semifinais da Libertadores-2024, aconteça com as duas torcidas, como manda o regulamento.

A Conmebol lembra ainda que qualquer notificação sobre proibição do acesso da torcida visitante pelas autoridades locais deve ser emitida com pelo menos oito dias de antecedência, o que não aconteceu. A determinação do Ministério do Interior uruguaio saiu nesta segunda-feira, antevéspera do jogo.

Veja o ofício da Conmebol:

Senhor Ignacio Alonso,
Presidente da Associação Uruguaia de Futebol

Estimado Presidente,

Dirigimo-nos a você em nome e representação da Conmebol em relação à comunicação recebida hoje por parte do Ministério do Interior, que nos informa que o jogo do dia 30 de outubro de 2024 entre Club Atlético Peñarol e Botafogo de Futebol e Regatas, correspondente às semifinais da Conmebol Libertadores, se disputará exclusivamente com a presença do público local, ou seja, do Club Atlético Peñarol.

Sobre isso, queremos recordar que esta notificação deveria ter sido emitida com pelo menos oito dias de antecipação à data do jogo. Aproximadamente 1.600 ingressos já foram vendidos para os torcedores do Botafogo, que, em sua maioria, já estão a caminho da cidade de Montevidéu.

Que, em outras ocasiões, o Ministério do Interior classificou os jogos do Club Atlético Peñarol como de “alto risco”, havendo o clube tomado todas as medidas de segurança e logística necessárias para levar a cabo a partida em estreito cumprimento ao estabelecido no Regulamento da Competição.

É por isso que solicitamos que o Ministério do Interior da República Oriental do Uruguai juntamente com o Club Atlético Peñarol garantam por escrito que se encontram dadas as condições de segurança necessárias para a realização da partida com a presença de ambas as torcidas, e que a mesma seja enviada à Conmebol antes do dia 29 de outubro às 10h (horário do Paraguai), caso contrário a Conmebol se reserva no direito de:

1. Estabelecer que a partida pelas semifinais se jogue sem público; ou

2. Mudar a partida para outro território, conforme o disposto no Art. 4.2.2 do Manual de Clubes.

Fonte: Redação FogãoNET e X do repórter Diego Jokas (Sport 890)

Comentários