Conmebol nem sequer responde CBF e vai manter distribuição de vagas de times brasileiros na Libertadores

Sede da Conmebol, em Luque, Paraguai
Conmebol/YouTube

A Conmebol nem sequer respondeu ao ofício da CBF que pedia uma vaga a menos para clubes brasileiros na Libertadores e vai manter o atual regulamento na competição e também o da Copa Sul-Americana, informa o “GE”.

De acordo com a reportagem, a ideia ventilada pela CBF de acabar com os playoffs da Sul-Americana, excluir as duas vagas dos brasileiros na pré-Libertadores e colocar mais uma vaga direta na fase de grupos seria para 2026 – ou seja, não infringiria os regulamentos atuais.

No ofício enviado às federações nesta terça-feira comunicando o calendário de 2025, a CBF justificou os pedidos estando “em clara defesa do futebol brasileiro”. O texto não deixava clara se os pleitos seriam já para o próximo ano.

Com isso, o Campeonato Brasileiro de 2024 continuará dando quatro vagas diretas à fase de grupos da Libertadores-2025 e duas vagas na fase preliminar. Esse número pode aumentar se clubes classificados de outras formas estiverem entre os seis primeiros – como é o caso do Flamengo, que garantiu vaga direta ao ganhar a Copa do Brasil.

Fonte: Redação FogãoNET e GE

Comentários