Peñarol x Botafogo será mesmo no Uruguai? Com torcida visitante ou sem? Como o ministro do Interior do país afirmou que será vetada a presença de alvinegros, há a possibilidade de uma punição pesada da Conmebol, como informa o jornalista Raphael Sibilla, correspondente do “SporTV” na América do Sul. A partida, marcada para quarta-feira (30/10) no Campeón del Siglo, é válida pela volta da semifinal da Libertadores-2024.
– Isso vai fazer com que a Conmebol e os clubes tenham que se entender, pode até haver punição à Associação Uruguaia de Futebol. No regulamento, a segurança é de responsabilidade dos clubes. Há reunião com envolvidos, como autoridade, mas a responsabilidade é do clube. Essa decisão é governamental. Entidades como Conmebol e Fifa não são muito abertas a interferências de governos em suas competições, como determinar não receber time torcida visitante. Se essa recomendação seguir e o Peñarol não abrir portas para a torcida do Botafogo, pode gerar punição para a AUF no ano que vem e para os clubes uruguaios – explicou Sibilla nesta segunda (28/10).
– O regulamento tem um parágrafo que diz que a Conmebol pode mudar o palco do jogo. Chegando à conclusão que local não forneça conforto, segurança ou outros detalhes, a Conmebol pode deliberadamente comunicar que o jogo não vai ser realizado no Campéon Del Siglo e realizar em outro local. É uma prerrogativa, pode acontecer, até mesmo tirando do Uruguai. Não adiantaria levar para o Centenário ou para Maldonado. Pode tomar decisão de que esse jogo não seja disputado no Uruguai – acrescentou o jornalista.
O Botafogo tem enorme vantagem para o duelo de volta em Montevidéu. Na ida, no Estádio Nilton Santos, goleada alvinegra por 5 a 0 em uma noite inesquecível para torcida do Glorioso.