Conrado Santana brinca após vitória do Botafogo sobre o Palmeiras: ‘Quer mais força mental que essa? Que bom que vamos falar de futebol sem psicologia’

Conrado Santana, do SporTV
Reprodução/SporTV

Antes mesmo do jogo, Conrado Santana já batia tecla de que nem tudo que acontece no Botafogo é pelo “lado mental”, diferentemente do que outros apontavam. Após a vitória alvinegra por 3 a 1 sobre o Palmeiras, o comentarista brincou com certo tom de desabafo no programa “Troca de Passes”, do SporTV.

– Que bom que a gente vai poder falar aqui de futebol sem psicologia, que muita gente parece ser formada em psicologia, né? Quando o Botafogo perde, é sempre o mental. Quer mais força mental do que hoje? Está atrás no campeonato e vai lá contra o Palmeiras, faz 3×0, depois acabando ficando 3×1, passando por muita coisa, num jogo tão difícil antes de uma Libertadores, perdendo o Bastos no começo, e ninguém vai ficar falando que o Palmeiras agora do nada não tem mental, porque logo de cara perdeu dois gols incríveis, né? O Gustavo Gómez sozinho, o John saiu mal, perdeu. O Rony saiu cara a cara, perdeu. E aí depois acabou tomando gols, teve jogador expulso. Está sem cabeça o Palmeiras? Não, são coisas do futebol, gente, isso acontece. O que aconteceu ano passado ficou ano passado. Vai querer ficar o resto da vida do Botafogo querendo fazer essa comparação? Isso é simplesmente injusto e outro errado. Vamos analisar mais futebol, vamos falar mais de jogo. O Botafogo demonstrou durante toda a temporada tudo isso e também em jogos decisivos, quando precisou ter um mental forte – destacou Conrado.

– Foi forte. Não se chega na final de Libertadores à toa. Não se elimina esse Palmeiras da própria Libertadores à toa. Não se fica invicto em clássicos no ano inteiro à toa. Esse time já se mostrou forte também psicologicamente. E às vezes acontece de perder, acontece de tomar gol no final. Acontece, como aconteceu com esse fortíssimo Palmeiras, que hoje não foi bem. Isso é futebol. Não tem como a gente antes do jogo saber, “ah, esse time aqui vai ganhar e acabou e não tem nada que possa ser feito”. Vamos analisar mais o jogo, vamos analisar mais futebol. É muito fácil toda vez que o Botafogo tropeçar falar “ah, não tem mental”. Para mim, é muito raso. Vamos analisar o jogo – pediu.

O comentarista Carlos Eduardo Mansur analisou a partida e voltar a destacar a qualidade do Botafogo.

– É lógico que um placar contundente como esse, de 3×1, esteve 3×0 até perto do final, ele pode ter ali se condicionado por várias circunstâncias que acontecem no jogo de futebol, uma expulsão que acabou desestruturando um lado, uma bola longa de um goleiro já depois do Palmeiras estar desestruturado que o Botafogo encontra o 2×0, e depois uma bola parada, acho que isso tudo faz parte, porque são coisas que acontecem num jogo de futebol. Mas no fim, esse 3×0 acaba, para mim, traçando muito claramente o panorama do que foi o Campeonato Brasileiro até aqui. Muita gente falou ao longo de todo o ano que o Botafogo joga o melhor futebol do Brasil, o Botafogo joga o melhor futebol da América do Sul. O Palmeiras não consegue jogar perto do seu melhor nível, ou do que a gente já viu, elencos nessa gestão Abel Ferreira desempenharem – disse Mansur.

– Então, o Palmeiras teve o mérito de encontrar formas de não descolar do Botafogo, desse Botafogo muito forte, que se impôs o tempo todo. Agora, o melhor time do Campeonato Brasileiro é o time que chega a duas rodadas do final com três pontos de vantagem, vantagem que eventualmente poderia ser maior. Teve alguns tropeços inesperados do Botafogo, que também são parte do futebol, e numa caminhada de 38 rodadas, eles acontecem. O vice-líder do campeonato hoje é o Palmeiras, se você pega o agregado, o Botafogo fez 4×1 no Palmeiras, ganhou no Nilton Santos em um ótimo jogo de futebol. Acho que o Botafogo foi o melhor time, nos jogos teve chance dos dois lados, mas ele fez 4×1. O Internacional, que é o segundo colocado, ele venceu no Nilton Santos, ainda não jogaram de novo. O Fortaleza, que é o quarto colocado, fez um confronto com o Botafogo no momento em que era disputa quase de liderança, e o Botafogo foi claramente superior. Outro time que fecha o grupo é o Flamengo, o Botafogo fez 6×1 no Flamengo no agregado. Então, gente, o que precisa mais para a gente ter certeza que quem jogou ao longo da temporada o melhor futebol no Brasil, e talvez para possivelmente estar a América do Sul, com consistência foi o Botafogo? Ele está sendo premiado agora, chegando com três pontos de vantagem a duas rodadas no final. Eu não sou capaz de prever o que vai acontecer no campeonato. O Palmeiras teve o mérito de se manter próximo, e no evento outro tropeço do Botafogo, numa derrota para o Inter, ele volta a briga. Mas se o campeonato se definir como está agora, a taça do Brasileiro vai estar em ótimas mãos. Esse jogo é o emblema disso – concluiu Mansur.

Fonte: Redação FogãoNET e SporTV

Comentários