Conselheiros do Botafogo pedem convocação de Durcesio Mello para esclarecimentos sobre SAF e relação com John Textor

Conselheiros do Botafogo pedem convocação de Durcesio Mello para esclarecimentos sobre SAF e relação com John Textor
Vitor Silva/Botafogo

Um grupo de 42 conselheiros do Botafogo pediu a convocação do ex-presidente Durcesio Mello, membro do Conselho de Administração da SAF, na reunião agendada para a próxima segunda-feira (29/9) a fim de prestar esclarecimentos sobre “questões societárias, contábeis e de gestão” envolvendo a empresa que controla o futebol do clube e as relações com John Textor.

A carta foi enviada a Alberto Macedo, presidente do Conselho Deliberativo do Botafogo. Segundo o “GE”, a SAF já foi notificada pelo Conselho Diretor para enviar um representante. No entanto, Durcesio disse ainda não ter sido convocado formalmente para a reunião.

(…) solicitamos que também seja convocado o representante do Botafogo no Conselho de Administração da SAF, o ex-presidente Durcesio Mello, uma vez que é ele quem efetivamente representa o Clube naquele órgão“, diz um trecho da carta.

Todos nós queremos, além de manter a fórmula vitoriosa construída a partir da parceria com John Textor, proteger a instituição Botafogo de Futebol e Regatas. E isso passa pela garantia de plena transparência na relação do Clube com a SAF, como rezam as boas práticas de governança e compliance. Essa é responsabilidade direta do representante do Botafogo no Conselho de Administração da SAF“, encerra o documento (veja a íntegra abaixo).

Na última semana, reportagens do jornal “O Globo” apontaram que Durcesio “renunciou formalmente às salvaguardas previstas nos artigos 7 e 8 do Acordo de Acionistas”, o que permitiu a John Textor usar a SAF do Botafogo como garantia na compra do Lyon, ação que vem gerando uma briga judicial e societária na Eagle Football.

Veja a carta dos conselheiros:

Fonte: Redação FogãoNET, X do Canal do Anderson Motta e GE

Comentários