Convocados para os Jogos Pan-Americanos-2023 em Santiago pelas seleções do Brasil e do Uruguai, respectivamente, os atacantes Matheus Nascimento e Diego Hernández irão desfalcar o Botafogo em até seis rodadas do Campeonato Brasileiro.
Tanto a Seleção Brasileira quanto a uruguaia se apresentam no dia 9 de outubro para o início da preparação. A estreia do Brasil será no dia 23, contra os Estados Unidos, em Valparaíso – Honduras e Colômbia também estão na mesma chave. O Uruguai está no Grupo A, com México, Chile e República Dominicana.
Desta forma, Matheus Nascimento e Diego Hernández serão desfalques certos nos jogos do Botafogo contra América-MG (18/10), Athletico-PR (21/10), Fortaleza (24/10) e Cuiabá (28, 29 ou 30/10). Se suas seleções avançarem, ficam fora também das partidas contra Palmeiras (1 ou 2/11) e Vasco (4, 5 ou 6/11).
Ambos não tem tido oportunidades com o técnico Bruno Lage. Em relação a Diego Hernández, o Botafogo aceitou liberá-lo para ter mais rodagem e ritmo de jogo. Já Matheus Nascimento no momento é a quarta opção de ataque, atrás de Tiquinho Soares, Diego Costa e Janderson.