Inacreditável. Depois de conseguir um gol aos 51 minutos, o Botafogo sofreu o empate aos 54 e deixou mais uma vitória escapar de forma vexatória, ficando no empate em 1 a 1 com o já rebaixado Coritiba nesta quarta-feira (29/11), no Couto Pereira, completando o 9º jogo seguido sem vencer. Quem sorriu foi o Palmeiras, que venceu o América-MG, abriu três pontos de vantagem na liderança e botou uma mão na taça do Brasileirão-2023.
Mesmo com mais um tropeço, o Botafogo ainda conseguiu ganhar uma posição na classificação, subindo para a vice-liderança, com 63 pontos, ficando à frente de Atlético-MG e Flamengo pelo saldo de gols. A briga agora parece ser mesmo para assegurar um lugar no G-4 – Grêmio e Red Bull Bragantino, que têm 59, jogam apenas nesta quinta (veja a classificação no fim do texto).
O jogo
O Botafogo até começou bem o jogo, e Eduardo teve uma boa oportunidade para abrir o placar, em cobrança de falta, mas Pedro Morisco espalmou no canto. Porém, aos poucos, o Coritiba, mesmo rebaixado e sem treinador, foi se animando e dominando as ações, com o time alvinegro apático.
Aos 22 minutos, após escanteio da direita, Robson quase abriu o placar no segundo pau, mas acabou sendo atrapalhado por Júnior Santos. Logo depois, Bastos saiu errado, Diogo Oliveira invadiu a área e chutou fraco para a defesa de Lucas Perri.
A situaçao ficou ainda mais complicada depois que Eduardo foi expulso, aos 30 minutos, por falta em Andrey. O árbitro Rodrigo Pereira havia mostrado apenas cartão amarelo, mas o VAR – como sempre acontece contra o Botafogo – recomendou revisão, e ele optou pelo vermelho.
Com um a menos, o Botafogo passou a sofrer ainda mais pressão. Aos 36 minutos, Andrey cruzou e Diogo Oliveira cabeceou livre de frente para o gol para fora, desperdiçando a chance mais clara do Coritiba. Porém, nos acréscimos, Jamerson foi expulso do lado do Coxa, deixando ambos com dez.
Com igualdade numérica novamente, o Botafogo voltou do intervalo com Hugo no lugar de Bastos, desfazendo o esquema de três zagueiros. Logo aos dois minutos, o Glorioso teve boa chance de abrir o placar: Victor Cuesta cruzou e Tiquinho Soares cabeceou para fora, com perigo.
Depois disso, o Botafogo custou a atacar com perigo e atuava de forma sonolenta, pouco inspirada. Porém, nos acréscimos, Luis Henrique conseguiu boa jogada individual e enfiou para Carlos Alberto, que foi derrubado na área por Kuscevic. Tiquinho Soares cobrou o pênalti e abriu o placar. Só que esse time consegue feitos incríveis. E, aos 54, na última jogada da partida, Edu empatou. Inacreditável, como tantas vezes vimos esse ano…
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo enfrenta agora o Cruzeiro, domingo (3/12), às 18h30, com torcida única no Estádio Nilton Santos, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Depois, fecha a temporada diante do Internacional, na próxima quarta (6/12), às 21h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
VÍDEO | Gols e melhores momentos:
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 1 X 1 BOTAFOGO
Estádio: Couto Pereira
Data-Hora: 29/11/2023 – 21h30
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (Fifa/BA) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-Fifa/RN)
AVARs: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Alisson Sidnei Furtado (TO)
Renda e público: Portões fechados
Cartões amarelos: Thalisson, Robson e Andrey (CTB); Tiquinho Soares (BOT)
Cartões vermelhos: Jamerson 48’/1ºT (CTB); Eduardo 31’/1ºT (BOT)
Gols: Tiquinho Soares 51’/2ºT (0-1) e Edu 54’/2ºT (1-1)
CORITIBA: Pedro Morisco; Natanael, Thalisson (Maurício Antônio – Intervalo), Kuscevic e Jamerson; Andrey (Willian Farias 20’/2ºT), Bruno Gomes (Garcez 12’/2ºT) e Matheus Bianqui; Marcelino Moreno, Robson (Reynaldo – Intervalo) e Diogo Oliveira (Edu 3’/2ºT) – Técnico: Guilherme Bossle.
BOTAFOGO: Lucas Perri; Adryelson, Victor Cuesta e Bastos (Hugo – Intervalo); Tchê Tchê (Lucas Fernandes 37’/2ºT), Marlon Freitas, Gabriel Pires (Janderson 37’/2ºT), Eduardo e Victor Sá (Luis Henrique 22’/2ºT); Júnior Santos (Carlos Alberto 22’/2ºT) e Tiquinho Soares – Técnico: Tiago Nunes.