O Botafogo tenta voltar a vencer no Campeonato Brasileiro-2023 após oito jogos encarando o já rebaixado Coritiba nesta quarta-feira (29/11), às 21h30, com portões fechados no Couto Pereira. O Coxa foi punido pelo STJD, que acabou liberando nesta terça a presença de torcedores, mas sem tempo hábil (segundo a Lei Geral do Esporte) para a venda de ingressos.
O Glorioso, que liderou a competição por 31 rodadas, caiu para a terceira colocação, com 62 pontos, um atrás do líder Palmeiras e do vice-líder Flamengo. Para voltar à ponta, além de vencer o Coritiba, o Alvinegro precisa torcer por tropeços dos rivais, que enfrentam, respectivamente, América-MG no Allianz Parque e Atlético-MG no Maracanã.
No terceiro jogo à frente do Botafogo, Tiago Nunes não poderá contar com Danilo Barbosa, suspenso, e segue sem ter Marçal e Diego Costa, lesionados, à disposição. Por outro lado, ele terá novamente Hugo, que cumpriu suspensão contra o Santos. A tendência é que ele mantenha o esquema utilizado domingo, com Tchê Tchê e Victor Sá atuando como alas.
Desfalques do Botafogo
Patrick de Paula (lesões ligamentares no joelho esquerdo), Rafael (lesão no tendão patelar do joelho esquerdo), Marçal (problema na fáscia plantar), Diego Costa, Mateo Ponte e JP Galvão são os desfalques por questões físicas. Danilo Barbosa cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.
Pendurados do Botafogo
Di Placido, Adryelson, Philipe Sampaio, Tchê Tchê, Eduardo, Gabriel Pires, Júnior Santos, Segovinha e Janderson são os jogadores do Botafogo pendurados com dois cartões amarelos. Caso alguém desta lista receba amarelo nesta quarta, não poderá enfrentar o Cruzeiro, domingo, no Nilton Santos.
O adversário – Coritiba
Rebaixado matematicamente na rodada passada, o Coritiba entra em campo nesta quarta-feira sem torcida, sem pretenções e sem técnico. Thiago Kosloski foi demitido, e Guilherme Bossle, treinador do sub-20, é quem vai comandar a equipe nas rodadas finais – Guto Ferreira foi anunciado, mas para 2024.
Para enfrentar o Botafogo, o Coritiba terá os retornos dos atacantes Robson e Marcelino Moreno e do zagueiro Reynaldo, que voltam de suspensão. Por outro lado, Sebastián Gómez está suspenso, e Gabriel, Henrique e Slimani, lesionados. No meio-campo, Matheus Bianqui deve ser a novidade na escalação.
Ingressos
O STJD concedeu na terça-feira liberação parcial de público após a punição provocada pela briga com a torcida do Cruzeiro, mas o Coritiba solicitou esclarecimentos relacionados à Lei Geral do Esporte, que obriga o clube a vender ingressos com 48 horas de antecedência. Por conta disso, o jogo será mesmo com portões fechados no Couto Pereira.
Onde assistir a Coritiba x Botafogo
A TV Globo exibe a partida para RJ, ES, PI, RN e Juiz de Fora, com narração de Gustavo Villani e comentários de Junior e Roger Flores. No sistema pay-per-view, o Premiere exibe para todo o Brasil, com narração de Daniel Pereira, o DanDan, e comentários de Paulo Cesar Vasconcellos e Grafite. Para fora do país, a opção é o Brasileirão Play.
Arbitragem
A CBF designou o árbitro revelação Rodrigo José Pereira de Lima (PE) para apitar o jogo, auxiliado por Luanderson Lima dos Santos (Fifa/BA) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS). O VAR será comandado por Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-Fifa/RN), com auxílio de Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Alisson Sidnei Furtado (TO).
FICHA TÉCNICA
CORITIBA X BOTAFOGO
Estádio: Couto Pereira
Data-Hora: 29/11/2023 – 21h30
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (Fifa/BA) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-Fifa/RN)
AVARs: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Alisson Sidnei Furtado (TO)
Ingressos: Portões fechados
Onde assistir: Globo (RJ, ES, PI, RN e Juiz de Fora) e Premiere
CORITIBA: Luan Polli; Natanael, Thalisson Gabriel, Kuscevic e Victor Luis; Andrey, Bruno Gomes e Matheus Bianqui (Willian Farias); Marcelino Moreno, Robson e Diogo Oliveira (Garcez) – Técnico: Guilherme Bossle.
BOTAFOGO: Lucas Perri; Adryelson, Victor Cuesta e Hugo (Bastos); Tchê Tchê, Marlon Freitas, Gabriel Pires e Victor Sá; Júnior Santos, Tiquinho Soares e Eduardo – Técnico: Tiago Nunes.
*Atualizado às 11h09