CPI oficia presidente da CBF para enviar imagens da cabine do VAR na expulsão de Adryelson em Botafogo x Palmeiras e dados sobre árbitros

Expulsão de Adryelson em Botafogo x Palmeiras | Campeonato Brasileiro 2023
Reprodução/TV Globo

A CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas oficiou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para que disponibilize aos senadores a íntegra das imagens internas da cabine do VAR no lance da expulsão de Adryelson no jogo Botafogo 3×4 Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro de 2023.

Ednaldo também terá que enviar, a pedido dos senadores, as imagens da cabine do VAR do jogo Palmeiras 1×0 Vasco de 2023, em que o clube cruzmaltino teve um gol anulado num lance revisado pelo VAR que gerou desconfiança sobre como as linhas foram traçadas.

A CPI também pediu, em ofício enviado à CBF na última semana, que Ednaldo envie informações sobre o observador do VAR nas duas partidas citadas (Giuliano Bozzano, da Federação Mineira) e sobre o quality manager (gerente de qualidade do VAR), cujo nome não consta nas escalas disponíveis no site da entidade.

Há também pedidos para que a CBF envie o mapa de câmeras e detalhes técnicos das câmeras do jogo Athletico-PR 1×1 Flamengo, pelo Brasileirão-2024, que gerou muita reclamação do clube paranaense por causa do gol do time carioca assinalado após o tempo indicado de acréscimos pelo árbitro Anderson Daronco.

Por fim, a CPI também pede a relação das equipes de arbitragem de todos os jogos da Série A-2023, quantas vezes uma mesma dupla de árbitro e VAR atuou em conjunto, informações detalhadas sobre os critérios de escolha dos árbitros de campo e de vídeo, a quantidade de árbitros Fifa por estado e quais pessoas estão autorizadas a entrar na sala do VAR, além dos árbitros escalados para a partida.

Os ofícios são assinados pelo presidente da CPI, Jorge Kajuru (PSB-GO), e atendem a requerimentos de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ), aprovados na semana passada pelos membros da comissão.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários