Com 12 desfalques e uma grande atuação de Cássio do outro lado, o Botafogo saiu atrás, mas reagiu e, nos acréscimos, buscou o empate com o Cruzeiro em 2 a 2 nesta quinta-feira (4/12), no Mineirão, no encerramento da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, mantendo-se vivo na briga pelo G-5 (veja a classificação no fim do texto).
Para terminar o Brasileirão em quinto, com vaga direta à fase de grupos da Libertadores-2026, o Botafogo (60 pontos) terá de vencer o Fortaleza na última rodada, no Estádio Nilton Santos, e torcer por um empate entre Fluminense (61) e Bahia (60) no Maracanã. Vale lembrar que o G-5 pode virar G-6, dependendo do desfecho da Copa do Brasil.
O jogo
Com três laterais-esquerdos em campo, um estreante como titular no meio e muitas mexidas, o Botafogo sabidamente teria dificuldades. Mas, aos seis minutos, o Glorioso quase abriu o placar. Artur enfiou, Jordan Barrera roubou de Fabrício Bruno – aparentemente com falta – e finalizou na trave. No rebote, Arthur Cabral finalizou por cima.
Depois disso, o Cruzeiro foi dono do jogo, e o Botafogo teve muitas dificuldades para marcar e segurar a bola na frente. Com o time titular, a Raposa abriu o placar aos 15 minutos: em jogada pelo lado esquerdo, Kaiki Bruno cruzou, Kaio Jorge brigou, Sinisterra tocou e Christian completou para fazer 1 a 0.
A partida seguia sob controle do Cruzeiro, e o Botafogo só conseguiu atacar na parte final do primeiro tempo. Aos 35 minutos, Cuiabano roubou de Christian na ára e finalizou para boa defesa de Cássio. Depois, aos 44, Marçal descolou um lindo lançamento, Artur dominou bonito, avançou e finalizou no canto, mas Cássio espalmou de forma espetacular, evitando o empate.
No começo do segundo tempo, o Cruzeiro fez o segundo. Após jogada de contra-ataque, Kaio Jorge finalizou e Raul defendeu parcialmente, nos pés de Matheus Pereira, que não desperdiçou: 2 a 0. Foi preciso levar o segundo gol para Davide Ancelotti mexer, colocando Álvaro Montoro no lugar de Cuiabano.
E o impacto do argentino foi imediato. Aos 12, ele aproveitou o vacilo de Matheus Pereira na área e roubou, David Ricardo chutou, a bola desviou e Marçal, de cabeça, diminuiu: 2 a 1. Depois disso, o jogo deu uma esfriada, mas o Glorioso quase empatou aos 28: Vitinho fez uma jogadaça e Arthur Cabral finalizou bem, para defesa espetacular de Cássio.
O Botafogo não desistiu de buscar o empate até o fim. E, aos 45 minutos, Marçal foi derrubado por Kaiki Bruno dentro da área. Anderson Daronco nada marcou, mas foi chamado pelo VAR Diego Pombo Lopez e mudou de ideia, corretamente. Pênalti. Alex Telles, com sua categoria, cobrou e deixou tudo igual, já perto dos 50 minutos. O Fogão está vivo, apesar de tudo.
Próximo jogo do Botafogo
O Botafogo fecha a temporada no próximo domingo (7/12) diante do Fortaleza, às 16h, no Estádio Nilton Santos, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 X 2 BOTAFOGO
Estádio: Mineirão
Data-Hora: 4/12/2025 – 19h30
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (Fifa/BA) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Diego Pombo Lopez (VAR-Fifa/BA)
Renda e público: R$ 1.038.832,50 / 34.649 presentes
Cartões amarelos: Lucas Silva e Cássio (CRU); Jordan Barrera e Allan (BOT)
Cartões vermelhos: David Ricardo 56’/2ºT (BOT)
Gols: Christian 15’/1ºT (1-0), Matheus Pereira 5’/2ºT (2-0), Marçal 12’/2ºT (2-1) e Alex Telles 49’/2ºT (2-2)
CRUZEIRO: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva (Walace 40’/2ºT), Christian (Matheus Henrique 51’/2ºT) e Matheus Pereira (Bolasie 51’/2ºT); Sinisterra (Eduardo 23’/2ºT) e Kaio Jorge (Arroyo 23’/2ºT) – Técnico: Leonardo Jardim.
BOTAFOGO: Raul; Vitinho (Kauan Toledo 39’/2ºT), Marçal, David Ricardo e Alex Telles; Allan (Newton 39’/2ºT), Marlon Freitas e Jordan Barrera (Kadir 44’/2ºT); Artur, Arthur Cabral e Cuiabano (Álvaro Montoro 7’/2ºT) – Técnico: Davide Ancelotti.








