A confusão entre Botafogo, John Textor, Eagle Football Holdings e Ares foi analisada em live no “UOL” nesta terça-feira (5/8). O comentarista Danilo Lavieri analisou a situação e falou sobre o empresário norte-americano.
– Para tentar resumir, o Textor tem um expediente, ele tem um jeito de agir, ele pega dinheiro de outras pessoas, de acionistas, de investidores, e não paga. De formas diferentes. Então, por exemplo, ele chega e comprou o Almada lá do time da MLS, revendeu o Almada e até hoje não pagou o time original. Ele dá um calote e revende, ele se alavanca em cima do dinheiro dos outros. É isso que ele está fazendo. Porque ele não está pagando. E no caso desses investidores que estão entrando com o processo e tudo mais, eu vou tentar resumir de uma forma um pouco mais simples. Porque não é tão simples assim para resumir. Ele pegou, ele foi no mercado e falou “aí, rapaziada, quem quer me dar uma grana aqui?” Pegou o dinheiro, investiu no Botafogo, no Lyon, não sei o quê, contratou, coisa pra lá, pra cá. E aí? Esses caras que deram dinheiro para o Textor não estão dando dinheiro por caridade, eles querem um retorno, eles estão investindo. Eles estão achando que vão pegar, dar 10 e amanhã pegar 12, pegar 13, pegar 14, enfim. Depende do que foi prometido. E ele basicamente não está pagando esses caras. Por isso que esses caras entraram com o processo, tiraram ele lá, porque também a administração dele no Lyon foi muito ruim. Deu déficit, quase caiu pra segunda divisão, vai ter que pagar uma multa, mudou o dono do Lyon – afirmou Danilo Lavieri.
– E além disso tudo ele não está pagando, e agora? Ele simplesmente queria pegar tudo que o Botafogo tem de direito como dono e tirar do controle desses caras. Falar “agora vocês não mandam mais aqui”. “Mas pô, eu coloquei o dinheiro pra você poder ter tudo isso aqui, eu que coloquei esse dinheiro”. Esse é mais ou menos um resumo. Tem umas explicações um pouco mais técnicas e tal, mas aí a gente ficaria aqui cinco horas, mas é mais ou menos esse o resumo do que dá pra tentar explicar o que o Textor está querendo fazer – alegou Lavieri.
O jornalista opinou ainda sobre a torcida do Botafogo que defende John Textor.
– É aquela história, eu nem estou vendo o chat, devo estar apanhando dos botafoguenses, dizendo “tem inveja”, tem outros que falam… Uma vez o Textor mandou um recado lá para mim na rede social, para o Danilo Lavieri, “volta pra faculdade, você não sabe fazer conta”. Mandou um recado para o Rodrigo Matos, mandou um recado pro PVC, fica mandando esse recado, porque é uma atitude populista. Por quê? Porque o torcedor do Botafogo está nas nuvens. O torcedor do Botafogo há cinco anos estava achando que o time ia fechar, que não ia mais existir. E de repente foi campeão brasileiro, campeão da Libertadores e está de novo brigando. Uma contratação atrás da outra, a maior da história, contratou o Almada, contratou o Danilo, contratou… E está nas nuvens, quer defender o Textor como se ele fosse… Só que o tempo é o senhor da razão – encerrou Lavieri.