No documentário “L’arrivo: A chegada”, a “Botafogo Films” mostrou o início de trajetória de Davide Ancelotti no Glorioso. Uma das cenas é o primeiro contato do técnico com o elenco, em que ele preza a importância da união e da excelência.
– Estou muito emocionado de estar aqui. Para mim, é muito importante duas coisas. Crescer juntos para ganhar, para trabalhar bem. Mas o mais importante para mim é ser uma família. Essa família é muito grande. Fomos escolhidos para ser parte dessa família. Porque se não tivermos isso, não vamos ganhar. Impossível, não é possível. E outra coisa é que seremos de nível mundial em tudo o que fizermos. Vocês fazem a diferença. Vocês determinam a vitória. Vamos aportar ajuda. O máximo nível, sempre.
Se não fizermos isso, cobrem a gente – discursou Davide, que explicou as falas.
– Sempre, em primeiro lugar, para mim, são as relações com as pessoas. Então, isso foi mais do que falar de futebol. Foi falar do ambiente que eu quero que a gente tem que ter no CT e no clube – disse.
O treinador comentou uma diferença que já notou no futbeol brasileiro.
– Na Europa temos um clima diferente, então o treino é mais rápido. Entre os exercícios, não tem muita pausa, porque tem frio. Eu quero que os treinos sejam mais rápidos, com mais ritmo. Temos que aumentar o ritmo do jogo, com pouca pausa, e tratar de jogar um futebol com um ritmo alto – pediu.
O italiano busca títulos no Botafogo e algo mais.
– É muito importante observar e saber tocar os pontos onde um jovem jogador necessita ajuda. Pode acontecer, como no caso de Álvaro, que ele no primeiro jogo estava um pouco nervoso. Ele precisava de carinho, mas tem outros momentos em que com o Álvaro eu tenho que ser mais firme, mais exigente e eu tenho que estar atencioso. É fácil ser lembrado com títulos, com vitórias, e eu estou aqui por isso. Mas é importante deixar algo mais, que as vitórias, e é uma cultura onde tem os valores que o clube quer representar. Respeito, paixão, coragem. Então eu e todos os jogadores o que procuramos fazer é representar os valores que o clube tem. Então quero ser lembrado como alguém que é representado esses valores. Coragem, trabalho em equipe e excelência – completou.