Primeiro africano campeão da Libertadores, o zagueiro Bastos curte férias em seu país e participou, na noite desta quarta-feira (25/12), de uma entrevista ao vivo na Televisão Pública de Angola. O jogador não escondeu o orgulho com os títulos conquistados pelo Botafogo em 2024 e com as homenagens que vem recebendo.
– Foi uma temporada muito produtiva. Até o momento tenho dito que tem sido a melhor temporada de sempre, conseguimos dois títulos inéditos, também fruto de muito trabalho coletivo e individualmente, e estou muito feliz com isso. É motivo de muito orgulho, principalmente por ser no Brasil, um campeonato onde há jogadores com muito talento, jogadores fora do normal. Não há palavra para descrever, sinto-me orgulhoso por isso – afirmou Bastos.
O zagueiro também foi perguntado sobre seu futuro e reforçou que tem mais dois anos de contrato com o Botafogo, afirmando se sentir em casa no Glorioso.
– O futuro a Deus pertence. Na verdade, me sinto muito feliz no Botafogo, tenho mais dois anos, desde o primeiro dia em que cheguei fui bem recebido. Tenho mais dois anos, vou continuar com o Botafogo porque é um lugar em que eu me sinto em casa e onde as pessoas têm um enorme carinho por mim – disse.
Bastos também se colocou à disposição da seleção de Angola para a disputa da Copa Africana de Nações, que será realizada entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, no Marrocos.
Veja outras respostas de Bastos:
PRIMEIRO AFRICANO CAMPEÃO DA LIBERTADORES
“Significa muita coisa, mas, resumindo, isso é motivo também de orgulho, principalmente por ser o primeiro angolano e africano, é um título com maior expressão na América do Sul e espero que num futuro próximo possamos ter mais atleta a este nível.”
REALIZADO NO BRASIL?
“Em todo lugar onde eu passei sempre tive a oportunidade de mostrar o meu trabalho e consegui dar respostas positivas e o Botafogo tem sido até o momento um dos lugares que eu tenho dado continuidade naquilo que eu sei fazer do melhor que é o futebol.”
COPA AFRICANA DE NAÇÕES
“Sim, podem contar com o Bastos, sempre darei o meu melhor para poder representar a seleção da melhor forma, porque acabamos, quer queira quer não, sermos embaixador do nosso país, então estarei sempre disponível. É o mesmo Bastos de sempre, é um Bastos determinado que procura dar o seu melhor e ajudar a seleção da melhor forma.”
ORGULHO DE SER ANGOLANO
“Sinto-me muito orgulhoso, acabamos de ser o embaixador do nosso país e quando as coisas correm bem, na verdade, o que fica é o nome de Angola. Sinto-me orgulhoso em representar o nome de Angola no Brasil e espero num futuro próximo termos mais atletas a jogarem no Campeonato Brasileiro.”
JOGAR PELA SELEÇÃO
“É uma sensação diferente, é um sonho desde criança representar a seleção para mim e para muitos jogadores nacionais. Na verdade, estamos vivendo um momento muito bom, desde que comecei na seleção acredito que tenha sido a melhor fase de sempre da seleção e espero continuarmos assim, com essa fome e com essa vontade de ganhar sempre os jogos.”
SONHOS?
“Ainda tenho muitos sonhos. Vou procurar dar sempre o meu melhor e sobretudo ajudar o Botafogo a conseguir títulos importantes, esse é um dos principais objetivos.”