A decisão do Botafogo de não apoiar Reinaldo Carneiro Bastos e assinar a chapa de Samir Xaud para a presidência da CBF causou “surpresa e indignação” em parte dos clubes, segundo informou o jornalista Rodrigo Mattos em seu blog no “UOL Esporte”.
De acordo com o jornalista, houve um conflito de versões sobre o que teria levado Thairo Arruda, CEO do Botafogo, a explicar aos clubes da Liga Forte União (LFU) em reunião no último sábado (17/5) que não se sentia à vontade em apoiar o presidente da Federação Paulista.
Dois dirigentes disseram que Thairo mencionou que não poderia apoiar Carneiro Bastos por conta de “acordos em Brasília”. Por outro lado, há quem diga que Thairo não apoiaria Samir Xaud porque na chapa estava Flávio Zveiter, devido a problemas que o advogado teria tido com a LFU.
“Todos os cartolas entenderam que as falas do executivo da SAF foram muito ruins, pois não priorizavam os interesses dos clubes na eleição“, diz o blog.
O Botafogo, que se declarava neutro, assinou a chapa de Xaud ainda no mesmo sábado, à noite. O clube internamente sustenta que a posição de Thairo foi para tentar mobilizar os demais dirigentes para um debate maior sobre a sucessão de Ednaldo Rodrigues.
No entanto, segundo o blog, a mudança de posição no Botafogo “causou indignação em alguns dirigentes que não entenderam o movimento”. Xaud será candidato único na eleição que ocorre neste domingo (25/5).