A derrota do Nova Iguaçu para o Bangu por 2 a 1 na noite desta sexta-feira (30/1), no Laranjão, garantiu o Botafogo nas quartas de final do Campeonato Carioca com duas rodadas de antecedência.
O Glorioso lidera o Grupo B, com nove pontos, e não pode mais ser ultrapassado por Nova Iguaçu (5) e Flamengo (4), que têm apenas mais um jogo por fazer. Os quatro primeiros de cada chave avançam.
O regulamento prevê que as equipes enfrentem as da outra chave, em turno único, e os quatro primeiros avançam. Quinto e sexto colocados vão disputar o Grupo X, em turno e returno, com o último colocado sendo rebaixado para a Série A2.
Nas quartas de final, o 1º colocado do grupo enfrenta o 4º da mesma chave, e o 2º enfrenta o 3º, em partida única. Os vencedores farão as semifinais em dois jogos, com os confrontos também entre clubes que compunham o mesmo grupo na primeira fase. A final será em duelo único.
O Botafogo, assim, entra em campo já classificado para enfrentar o Fluminense no próximo domingo (1/2), às 20h30, no Nilton Santos. O Glorioso, porém, precisa vencer para seguir na disputa pelo título da Taça Guanabara, que será entregue à equipe de melhor campanha na fase classificatória.