Desempenho na Copa Sul-Americana influenciará situação do Botafogo em iminente Libertadores-2024; entenda

Elenco em Botafogo x Defensa y Justicia | Copa Sul-Americana 2023
Reprodução/Paramount+

O Botafogo vem usando time reserva nos últimos jogos da Copa Sul-Americana, preservando os titulares para o Campeonato Brasileiro. O Glorioso está nas quartas de final e o desempenho na competição continental pode influenciar de forma decisiva na Libertadores-2024, torneio para o qual o Fogão está virtualmente garantido, segundo apontam todos os matemáticos.

O que acontece é que o direcionamento do sorteio para os grupos depende do posicionamento do Ranking de Clubes da Conmebol, que leva em conta, entre outras coisas, os resultados dos times nas competições da entidade dos últimos cinco anos. O Botafogo começou 2023 apenas na 59ª posição.

Só pelo fato de já ter alcançado as quartas de final fará o Botafogo ganhar mais algumas colocações acima, mas ainda seria insuficiente para projetar um sorteio mais amigável em 2024.

Segundo o editor-chefe do jornal “O Globo”, Thales Machado, a única maneira do Glorioso sair do Pote 3 e ir para o Pote 2 é conquistando o título da Sul-Americana, que vale 600 pontos para o ano que vem. Se o Botafogo ficar em um eventual Pote 3, enfrentaria um cabeça de chave mais um time melhor ranqueado.

Depois de empatar o primeiro jogo em 1 a 1 no Nilton Santos, o Botafogo visita o Defensa y Justicia na próxima quarta-feira (30/8) no Estádio Florencio Sola, casa do Banfield. No Campeonato Brasileiro, o Glorioso lidera com 48 pontos, 15 à frente do Grêmio, primeiro time fora do G-4 (grupo dos que conquistam vaga direta à fase de grupos da Libertadores-2024).

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários