O atacante Diego Costa, do Botafogo, foi punido com um jogo de suspensão pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD por conta da reclamação contra a arbitragem após a derrota para o Atlético-MG, na Arena MRV, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Desta forma, ele será desfalque contra o Athletico-PR, no próximo sábado, no Estádio Nilton Santos. O clube informou que vai recorrer.
Diego Costa foi denunciado no artigo 243-F § 1º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala de ofensa à honra contra membros da arbitragem, após uma notícia de infração impetrada pela Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut). No entanto, foi acolhido o pedido da defesa para desclassificação para o artigo 258 (conduta contrária à ética).
– Está claríssimo que foi gol legal. Acho que eles aí meteram a mão na questão da interpretação. Nem pensou, nem olhou muito. Sabemos que para a competição ficar mais atrativa tem que deixar o Botafogo mais próximo dos adversários – afirmou Diego Costa, segundo o site “GE”, logo após aquela partida, referindo-se ao gol que marcou e foi anulado.
Diego Costa participou de forma remota do julgamento e explicou o desabafo, negando que tenha levantado suspeita sobre a lisura do Campeonato Brasileiro.
– Foi uma declaração mal interpretada. No momento do jogo, era o gol de empate, logo depois o jogo acabou e eu simplesmente fiz uma fala em tese ao jogo anterior, contra o Flamengo, em que o Marlon fez um gol contra com o jogador do Flamengo em impedimento. Pensei antes de falar. Falei que “meteram a mão na interpretação” no sentido de não ter dado uma atenção maior naquele momento. Era um jogo importante, somos o líder do campeonato, em nenhum momento quis falar que estão roubando a gente, que os árbitros estão favorecendo o time A, B ou C. Simplesmente quis dizer que naquele momento não houve atenção especial, foi uma forma de me expressar – explicou o atacante.
– Sobre falar que é atrativo para o campeonato que o Botafogo esteja próximo aos adversários, em todo mundo fica claro que quando um time está com uma vantagem muito acima não fica tão atrativo para o torcedor, etc… Foi apenas um desabafo. Estou aqui para pedir desculpas se em algum momento alguém se sentiu ofendido nessa forma que falei, não tive intenção nenhuma de falar que alguém estava favorecendo A ou B ou roubando o Botafogo. Foi somente uma análise da situação – completou.
*Reportagem corrigida às 13h07 e atualizada às 13h48. Pedimos desculpas aos nossos leitores