Craque do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, campeão das duas competições, Rei da América, brilho na Seleção Brasileira. Tudo isso não foi suficiente para Luiz Henrique ser convocado desde que se transferiu do Botafogo para o Zenit, da Rússia.
Perguntado sobre a situação dele e de Gerson, que pode sair do Flamengo para o Zenit, o diretor de seleções da CBF, Rodrigo Caetano, explicou os motivos da não convocação.
– Eu vou te responder o que dá pra responder, porque eu não posso entrar numa questão comercial, negocial, entre os clubes e o próprio desejo do jogador. Por exemplo, o Luiz Henrique permaneceu na nossa lista larga e, por óbvio, foi muito bem conosco. É uma disputa da posição e do momento. O que muitas das vezes atrapalha é justamente porque atleta joga menos. Em determinados períodos. Se você for ver, dentre a saída do Luiz Henrique, depois da Libertadores e Mundial, até a primeira partida, quando nós convocamos em março, Luiz Henrique me parece que tinha jogado três, quatro jogos, dentre os quais dois amistosos. Aquele período de inatividade ali traz prejuízo na determinada data-Fifa. E pode chamado na data-Fifa outro atleta, que porventura venha a ocupar o espaço, é uma disputa – frisou Rodrigo Caetano, ao SporTV.
– Agora, o fato de (times russos) não jogarem torneios internacionais, não é que a gente não observe. É a mesma comparação que eu já ouvi. “Não, mas não dão a real importância para a liga árabe”. Claro que vemos vários jogos. O Bento está aqui, por exemplo. Agora, para cada uma das posições, especificamente, tem uma determinada exigência. Tem uma exigência no meio-de-campo, uma exigência física, de intensidade, às vezes diferente de outra posição. E aí você vai para uma liga que naquela posição específica você não é provado. Mas tem jogadores que sempre estiveram, mesmo em ligas que não são as principais. Você olha quantos jogos, em um período de três, quatro meses, de uma convocação para outra, versus aqueles que estão jogando Champions ou aqueles que estão jogando Liga Europa. É a competição natural – acrescentou.