Em entrevista no podcast “Trilha do Futebol”, comunidade voltada para pais de futuros jogadores de futebol, o diretor-executivo de futebol do Botafogo André Mazzuco falou bastante sobre a formação de atletas e pessoas. Um dos pontos abordados foi sobre a perseverança necessária para vingar no esporte. Ele citou Júnior Santos como exemplo.
– O acesso à oportunidade é difícil. Quando você tem orientação, aproxima os clubes dos meninos, mas não é todo mundo que vai começar na base de um time grande, tradicional. Alguém vai ter que começar nos clubes menores. É um caminho. Temos um exemplo que é o Júnior Santos, atacante do Botafogo. Conheço a história dele há muitos anos, queria ter a oportunidade trabalhar com ele, estava no Japão, conseguimos trazer. Começou a jogar profissionalmente com 23 anos, era pedreiro, jogava futebol amador. Começou a ser descoberto, entrou e foi para um clube. Hoje é um jogador de 28 anos, conhecido, está sendo destaque no campeonato, cabeça boa, boa índole, dedicado, sabia que tinha que se dedicar ao máximo para vencer e venceu – elogiou Mazzuco.
Júnior Santos foi contratado pelo Botafogo em 2022 por empréstimo junto ao Sanfrecce Hiroshima, foi comprado este ano pelo Fortaleza e retornou ao Glorioso para o início do Campeonato Brasileiro. Ele caiu nas graças da torcida, é o jogador com mais dribles na competição e vem sendo peça importante no líder do Brasileirão.