Dois lances de atuação do VAR que beneficiaram o Palmeiras no Campeonato Brasileiro de 2023 chamaram a atenção dos senadores da CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, segundo o “Blog do Lauro Jardim”, do jornal “O Globo”.
O primeiro é um impedimento marcado contra o Vasco que resultou na anulação do gol de Paulinho contra o Alviverde. Houve dúvida quanto às linhas traçadas na origem do lance e pela ação do VAR fora do protocolo.
O segundo é a expulsão de Adryelson na vitória sobre o Botafogo por 4 a 3. Impressionou os senadores o fato de a cabine do VAR não mostrar ao árbitro de campo todos os ângulos, em especial a imagem que mostra que o zagueiro tocou primeiro na bola.
Os lances foram apresentados por John Textor aos senadores, que consideraram que ele não poderia tratar o material como prova, mas sim como indícios de manipulação.
Ainda de acordo com Lauro Jardim, a “Good Game!” informou aos integrantes da CPI que não cruza as informações com outros dados. O relatório, assim, poderia ser tratado apenas como um ponto de partida.