E o camisa 10? Técnico do Botafogo, Luís Castro cita tendência observada na Copa do Mundo: ‘Essa posição foi trocada por dois camisas 8’

256 comentários

Por FogãoNET

Compartilhe

E o camisa 10? Técnico do Botafogo, Luís Castro cita tendência observada na Copa do Mundo: ‘Essa posição foi trocada por dois camisas 8’
Vítor Silva/Botafogo

É frequente ver a torcida do Botafogo pedindo a contratação de um camisa 10 clássico. No entanto, o técnico Luís Castro nunca mostrou-se muito preocupado com isso. Na entrevista coletiva nesta quinta-feira (12/1), o treinador alvinegro citou uma tendência apresentada na Copa do Mundo do Catar para explicar que a função acabou perdendo espaço no futebol atual.

Qual foi o 10 da Copa? Messi, quem mais? A posição 10, que tanta gente fala, foi trocada por dois 8 que chegam à frente e chegam atrás e têm grande volume de trabalho, porque os times não podem se permitir a ter um 10 que seja um jogador largado na frente e não entre na fase defensiva. Isso é impensável hoje em dia, a não ser que tenhamos um Messi. Como não temos um Messi, é melhor jogar com dois 8 e um volante, com esses dois 8 tendo a missão de chegarem à frente e atrás. A Copa nos mostrou isso como tendência – afirmou Luís Castro, citando outros aspectos:

A Copa do Mundo é uma referência, porque lá estão os melhores jogadores do mundo e os melhores treinadores do mundo. O que vimos foi a alternância de sistemas ao longo do jogo, quer para se adaptar à outra equipe, quer para provocar desconforto no time adversário. Vimos também mudanças de uma linha de quatro para uma linha de cinco de forma repentina e o ajuste da linha do meio-campo. Vimos ainda as linhas de cinco sendo formadas não pelo volante entrando na linha de quatro, mas sim pelo ponta na descida do lateral.

O Botafogo segue no mercado em busca de reforços para temporada 2023, mas nenhum para o setor de criação no meio-campo. Até agora chegaram o zagueiro Luis Segovia, o volante Marlon Freitas e o atacante Carlos Alberto, e o clube ainda busca um lateral-direito, um ponta-direita e um centroavante.

📺 Veja mais: Luís Castro deseja qualificar elenco para 2023 e diz ser apaixonado pelo Espaço Lonier:

Fonte: Redação FogãoNET

Notícias relacionadas