O elenco do Botafogo ganhou seis reforços para 2024 e ainda não está fechado. Porém, o atual grupo é suficiente para o clube conquistar o objetivo inicial, que é atravessar com sucesso as fases preliminares da Libertadores. É o que afirmou o técnico Tiago Nunes, na entrevista coletiva após a vitória alvinegra sobre o Madureira na noite desta quarta-feira (17/10, no Estádio Nilton Santos, pela primeira rodada do Cariocão.
– Temos um bom elenco, competitivo, com jogadores de bastante qualidade. Não temos um elenco milionário, galáctico. Se colocarmos na comparação com os outros clubes não estamos no Top 4, temos que ter essa régua também para entender que o ponto forte é o coletivo. Claro que qualquer atleta que chegue gera uma expectativa alta, mas tem o processo de adaptação. Temos dois estrangeiros chegando, o Savarino conhece mais o futebol brasileiro, há todo um processo que demanda certo tempo. O elenco é competitivo e tem plenas condições de nos levar à fase de grupos, mas há uma série de fatores que temos que evoluir – disse.
Tiago Nunes ainda explicou o perfil de jogadores com os quais quer trabalhar em 2024.
– Jogadores de alta capacidade física, competitivos, que sejam agressivos na fase defensiva, que sejam agressivos com bom potencial ofensivo, que tenham um bom pé, que sejam comprometidos com a parte tática e com nosso projeto. Basicamente é isso. Temos um processo muito claro dentro do clube, detectamos qual é a função que queremos, o departamento de scouting traz alguns jogadores, eu indico alguns jogadores também e fazemos a análise em conjunto. Tem uma linha de perfil muito clara nos jogadores – enumerou.
– Além da qualidade, da característica, tem o valor de mercado. Às vezes o Botafogo não tem condição de comprar um cara que a gente deseja como primeira opção. Às vezes saem um monte de nomes, as pessoas ficam empolgadas, mas na hora o cara é muito caro, fora da realidade – acrescentou.