Eliminado precocemente no Campeonato Carioca, o Botafogo agora vai precisar conquistar a Taça Rio – torneio disputado do 5º ao 8º colocados da primeira fase – para assegurar uma vaga na Copa do Brasil de 2024. Explica-se.
Depois que a CBF acabou com as vagas na Copa do Brasil via ranking, a Ferj definiu que cinco vagas serão distribuídas via Estadual: quatro aos semifinalistas e uma ao campeão da Taça Rio – torneio mata-mata disputado entre as equipes de 5º ao 8º lugares na primeira fase.
Desta forma, Fluminense, Flamengo, Vasco e Volta Redonda asseguraram uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. O Botafogo agora aguarda quem vai enfrentar nas semifinais da Taça Rio, em sistema de ida e volta: Portuguesa, Bangu, Nova Iguaçu ou Madureira.
E se o Botafogo não conquistar nem a Taça Rio? Aí teria de torcer para algum grande rival se classificar para a Libertadores-2024, abrindo assim mais vagas via Estadual para a Copa do Brasil. Segue.
Se um clube carioca for para a Libertadores-2024, o 6º colocado (vice-campeão da Taça Rio) se classifica. No caso de dois, também o 7º colocado na classificação geral (time melhor posicionado na primeira fase excetuando-se os semifinalistas do Carioca e os finalistas da Taça Rio) herda a vaga. E por aí vai.
É o que diz o Art. 37 III do regulamento do Carioca: “Outras vagas que sejam eventualmente destinadas à FERJ especificamente em razão da qualificação de clube(s) do Estado para disputa da Copa Libertadores de 2024, será(ão) ocupada(s) de acordo com classificação geral do Campeonato Estadual 2023, excluídos, obviamente, os clubes já qualificados“.
Se a vaga não vier pelo Estadual, o Botafogo ainda teria outras chances de assegurar uma participação na Copa do Brasil do ano que vem: conquistando uma vaga na Libertadores via Brasileirão ou sendo campeão da Copa Sul-Americana ou da atual edição da Copa do Brasil.
E a Copa Rio?
A sexta vaga que a Ferj tem direito a indicar para a Copa do Brasil-2024 é destinada ao campeão da Copa Rio-2023, torneio mata-mata disputado no segundo semestre. Mas não se sabe se o Botafogo poderá jogá-la, visto que desde 2009 o regulamento não permite a participação de clubes das Séries A e B do Brasileirão – muito provavelmente por questões de calendário.