O Botafogo venceu o Madureira de virada por 4 a 2 nesta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos, graças também à atuação dos garotos. Raí entrou no intervalo, teve ótimo desempenho e marcou um gol, enquanto Matheus Nascimento foi titular, deu assistência e muito trabalho aos zagueiros adversários.
O técnico Enderson Moreira elogiou o desempenho da garotada, mas, como de costume, pediu paciência. Ele lembrou também de Juninho, titular na estreia, mas que não foi utilizado nos dois jogos seguintes.
– Quando trabalhamos com jovens, precisamos ir avaliando o perfil. O Juninho é um jogador muito promissor, assim como o Raí também. Nada melhor do que avaliá-los durante os jogos, ver se o atleta consegue transferir aquilo que faz nos treinos para os jogos. Não temos que ficar entusiasmado demais com um jovem que chega e faz boa partida, ou desacreditar um jovem que não faz um jogo tão bom. Alguns amadurecem mais cedo, outros mais tarde, importante é que tenham essas experiências e aos poucos se transformem em jogadores mais capacitados e entendam melhor como funciona um jogo no profissional – afirmou Enderson.
Em relação a Matheus Nascimento, o treinador alvinegro destacou a frieza do jogador e a maturidade elevada para um atleta de apenas 17 anos.
– Entendo essa ansiedade que a imprensa e o torcedor têm, mas é um jogador 2004, muito jovem ainda. Está tendo as primeiras experiências como um dos atletas com protagonismo, com sequência de jogos, precisamos ter muita tranquilidade. A cada jogo vai amadurecendo mais, encontrando seu espaço. Ele não tem demonstrado ansiedade em fazer o gol e acho isso muito bacana, ele nunca tomou uma decisão equivocada em lances deste tipo, faz uma leitura muito correta. O gol vai sair naturalmente – disse o técnico.