A entrevista de John Textor, controlador da SAF do Botafogo, ao “Canal do TF” na última sexta-feira (28/11) sobre o relacionamento com Evangelos Marinakis repercutiu no jornal britânico “The Times“. A publicação destacou o comentário do norte-americano sobre eventuais ajustes nos valores das transferências em negociações com clubes parceiros, como é o caso do Nottingham Forest.
A publicação procurou o clube inglês e, citando uma “fonte próxima“, disse que o Forest enxergou as declarações de Textor com “perplexidade“, afirmando que as quatro transferências do Botafogo (Igor Jesus, Jair, John e Cuiabano) aconteceram com valores justos para ambas as partes.
O “The Athletic” também procurou a Fifa e a Premier League, mas informou que “não há indícios de que qualquer uma dessas atividades configure uma violação das regras de transferências de jogadores”. “Existem normas que exigem que as transferências entre partes relacionadas — clubes sob mesma administração — sejam realizadas pelo valor justo de mercado, enquanto a Premier League avalia todas as transferências acima de 1 milhão de libras”, acrescentou.
John Textor também falou com o veículo e reiterou o que disse na live com jornalistas e influenciadores do Botafogo no fim da última semana, dizendo que as negociações são “bastante normais” entre proprietários de clubes.
– Um dono de time pode dizer: “Me dê um desconto nessa nova contratação; você sabe que paguei caro demais pela última, com base no desempenho”. Todo acordo é uma negociação, e se você deseja continuar negociando com um determinado proprietário, às vezes você concorda com a percepção de valor de outro proprietário, às vezes abrindo mão da sua própria percepção de valor. Essas negociações são uma via de mão dupla – explicou Textor.
– Eu estava falando sobre como se ajusta uma negociação de valores de transferência. Claro que isso é permitido e não é nada incomum. Tive conversas semelhantes com donos de outros grandes clubes. É assim que as pessoas negociam. O que me incomoda é que as pessoas digam que existe alguma relação sinistra entre mim e Marinakis, porque estão indo atrás dele – completou o norte-americano.
O “The Times” listou nove transferências entre clubes de John Textor e de Evangelos Marinakis: John, Igor Jesus, Jair e Cuiabano (Botafogo para Forest), Danilo (sentido contrário), Matt Turner, Niakhaté e Mangala (Forest para Lyon) e Tiquinho Soares (Olympacos para o Botafogo).








