Davide Ancelotti foi muito criticado e vaiado após o empate em 3 a 3 do Botafogo com o Mirassol, nesta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. No programa “Redação SporTV”, o comentarista Eric Faria preferiu dividir as responsabilidades.
– É inadmissível em casa você sair de 3 a 0 para 3 a 3. O meu ponto é, naturalmente, tem sempre muita crítica em cima do técnico, mas o técnico está num momento delicado, de contestação, de eliminações e tal. Mas o que eu acho é que quando você sofre três gols em 12, 13 minutos, como o Botafogo sofreu, estando ganhando por 3 a 0, a culpa é muito mais dos jogadores do que do técnico. Porque não há como, no intervalo, ter um desacerto tático, a mando do técnico, que proporcione o outro time fazer três gols. É uma coisa de atitude dentro do campo. Você toma o primeiro gol, opa! Você toma o segundo, não é possível que não ligue um sinal de alerta. O que a gente tem que fazer aqui? Para tudo no jogo, fura a bola, vamos conversar, vamos entender o que está acontecendo. Não dá para ir seguindo o barco como o Botafogo deixou seguir. Eu estava vendo o jogo e falei, está na cara que o Mirassol vai empatar – disse Eric Faria.
– Porque ontem os dois zagueiros não jogaram bem, os dois zagueiros que formam uma dupla que eu acho muito boa. O Botafogo toma um gol de lateral, como já havia tomado contra o Bragantino, no mesmo Nilton Santos, é que naquele dia o Botafogo foi jogando e fez três gols, venceu por 4 a 1. Mas o 1 a 1 do Bragantino naquele dia foi um gol de lateral, na mesma baliza. O Davide tem as questões dele, obviamente tem parcela no momento todo do Botafogo. Mas esses primeiros 15 minutos do segundo tempo, na minha humilde opinião, posso estar errado, é muito mais na conta dos jogadores. Porque assim, com o grupo que o Botafogo tem, um monte de jogador campeão, experiente, não pode deixar o jogo tomar o rumo que tomou – analisou.
O comentarista valorizou o que fez o Botafogo na etapa inicial.
– O primeiro tempo do Botafogo foi surreal, de bom, né? Foi espetacular mesmo, tudo deu certo, jogou para caramba, não foi um 3 a 0 ao acaso, foi um 3 a 0 construído com um futebol muito bem jogado e antes de sair o primeiro gol teve esse pênalti aí, no CR9, foi pênalti e a arbitragem do campo ignorou, o VAR ignorou. E depois, um futebol com muita velocidade, para a frente, rápido, de contra-ataques velozes, troca de passes muito rápidos e o Botafogo chegou aos três gols jogando bem. Vou repetir, não foi um golzinho de bola parada, um gol de pênalti, não, foram jogadas bem construídas, de imposição do Botafogo, embora tomando alguns sustos. Foi um 3 a 0 que parecia ser o placar final. Nada levava à dúvida que o Botafogo pudesse sofrer o empate como sofreu. Para mim foi muito surpreendente. Não pelo Mirassol, que é um bom time, um ótimo time nesse campeonato, mas porque a atuação do Botafogo foi muito segura nos primeiros 45 minutos. Então, isso para mim ainda é mais surpreendente do que aconteceu no segundo tempo – concluiu.