A situação de Artur Jorge no Botafogo segue indefinida, com o treinador sendo alvo de propostas do exterior. Segundo o noticiário, um dos pontos que o técnico quer é uma valorização financeira para a temporada 2025. No programa “Seleção SporTV“, o comentarista Eric Faria revelou um certo incômodo com a postura do comandante campeão brasileiro e da Libertadores.
– Tem uma coisa que me incomoda: é que ele tem contrato. Imagino que deva ter um gatilho no contrato dele, em caso de título, uma bonificação… Todo contrato tem. Incomoda um pouco assinar por dois anos, depois você ganha e aí fala: “Opa, agora eu quero isso, quero aquilo, quero aquilo outro” – disse Eric, continuando:
– O Botafogo deu ao Artur uma visibilidade que ele não tinha até então, assim como o Palmeiras deu ao Abel [Ferreira]. Eles são maiores agora do que quando chegaram. Isso também tem que ser colocado na balança. E você tem contrato. “Ah, tem uma proposta de um clube grande da Europa…” Aí você fala: “É meu sonho”, e eles vão pagar a multa. Aí não tem jeito, é um desejo profissional. Mas essa questão de valorização, de querer mais grana aqui e ali… Mas ele tem um contrato! Você tem um contrato, um salário, tem que respeitar isso aí.
Outro comentarista na mesa, Henrique Fernandes considerou a situação envolvendo Artur Jorge como natural e acredita que o Botafogo poderia ter se antecipado para evitar uma novela.
– Não tem nada de surpreendente de o Artur Jorge querer uma valorização depois de tudo que conquistou. Ele conseguiu encaixar um time com menos de um ano, o que é difícil. O elenco do Botafogo é top 5, top 3, mas outros times com mais orçamento não conseguiram achar o encaixe que o Artur conseguiu. Ele conseguiu driblar todos os fantasmas que podiam ter – afirmou Henrique, prosseguindo:
– Acho que a gestão do Textor poderia ter sido proativa nisso. Não antecipar uma renovação com salário alto, porque não tinha como adivinhar, mas sinalizar: “Sei que está defasado, está abaixo de outros treinadores que estiveram aqui e não conquistaram o que você conquistou, mas vamos conversar”. O Botafogo poderia ter sido mais proativo para evitar esse ruído, mas não é nada diferente do que outros treinadores já fizeram.
O salário e o contrato atual de Artur Jorge com o Botafogo
Artur Jorge viaja neste sábado (14/12) para Portugal para passar férias e deve conversar com John Textor. O técnico português recebe por mês cerca de R$ 1 milhão de salário e tem contrato com o Botafogo até dezembro de 2025.