Um dos melhores jogadores do Botafogo em 2024, Júnior Santos foi contratado pelo clube em 2022 com uma história curiosa. Então treinador, Luís Castro não se empolgou com a possibilidade de ter o reforço inicialmente. Mas mudou de ideia após as atuações do atacante, como revelou o diretor de gestão esportiva Alessandro Brito.
– Tem uma história do Júnior Santos que virou xodó da torcida. Quando chegou, havia desconfiança externa, mas nosso departamento acreditava muito nele. Na segunda janela de transferências de 2022, identificamos o Tiquinho Soares e queríamos trazer. Não estava tão fácil a negociação, ele estava muito bem lá, mas tinha o desejo de jogar no Botafogo. Foi se estendendo, a janela fechando e Júnior Santos sempre acreditamos e confiamos. Falamos “vamos trazer o Júnior Santos”, mostramos para todo mundo, John (Textor) na hora aprovou, pela condição do negócio. Luís Castro falou “eu não pedi Júnior Santos, pedi Tiquinho. Você está querendo me trazer o Júnior para não trazer o Tiquinho” – contou Alessandro Brito, em podcast na Botafogo TV.
– Falei “calma, professor, nós vamos trazer, mas esse jogador tem potencial, acredite nele”. Ele respondeu “se vocês acreditam, podem trazer, mas não vamos abrir mão do Tiquinho”. Trouxemos no apagar das luzes o Júnior Santos e o Tiquinho, os dois brilharam no Botafogo. No fim de 2022, a opção de compra era muito alta junto ao clube japonês (Sanfrecce Hiroshima), não tínhamos o dinheiro, não conseguimos efetuar. Vira o ano, Luís Castro fala “o Júnior eu queria no elenco, conto com ele”. Em quatro meses, mudou o jogo. Daí tivemos que ir atrás novamente de contratar o Júnior Santos, que era interesse nosso, e conseguimos trazer de novo. Júnior Santos é um cara sensacional, de grupo, um guerreiro com a cara do Botafogo – completou Alessandro Brito.
O Botafogo contratou Júnior Santos em no fim de março de 2023 junto ao Fortaleza. Atualmente, o atacante está em recuperação de uma cirurgia para correção de fratura na tíbia e deve voltar a jogar em outubro.