Evolução do Crystal Palace com novo treinador é exemplo para John Textor no Botafogo: ‘Precisamos vencer algumas grandes equipes este ano’

John Textor e Durcesio Mello em Botafogo x Flamengo | Campeonato Carioca 2022
Vítor Silva/Botafogo

O Crystal Palace conquistou nesta segunda-feira mais um grande resultado na temporada inglesa, ao bater o Arsenal por 3 a 0 no Selhurst Park. A equipe comandada por Patrick Vieira é semifinalista da FA Cup e se consolidou na Premier League. Essa evolução é encarada por John Textor, coproprietário do clube inglês e dono de 90% da SAF do Botafogo, como um exemplo para o que o Glorioso pode almejar.

O jornal “O Globo” revelou alguns números interessantes do Crystal Palace sob o comando do ex-jogador francês. Apesar de ocupar a mesma faixa na tabela, o clube tem agora uma posse de bola média de 50,7% – contra 40,3% na temporada anterior – e um saldo de gols positivo (42 gols a favor e 38 contra), após quatro anos seguidos com saldo negativo.

– O Crystal Palace está tendo um ano incrivelmente bem sucedido, e está exatamente no mesmo lugar na tabela que estava no ano passado. Mas na temporada passada, tivemos um treinador que jogou todos os jogos para não perder. Ele usava um 4-4-2 e se retrancava, como se dissesse “por favor, não marque gols na gente”. Ocasionalmente, contra-atacávamos e talvez, talvez vencêssemos um jogo. Agora, com Patrick Vieira, temos um novo sistema – afirmou John Textor ao “O Globo”.

– Temos jogadores mais jovens, reduzimos a idade média do nosso clube em quase dois anos completos, aumentamos nossa posse de 36% para 52%. É por isso que podemos jogar até contra o Manchester City. Não avançamos nada, mas todo fã sabe que tudo está melhor. Agora estamos na semifinal da FA Cup. São os últimos quatro da Inglaterra. Manchester City, Liverpool, Chelsea e Crystal Palace. Então isso é sucesso em um ano – continuou Textor, antes de falar do Botafogo:

Acho que só precisamos nos consolidar na Séria A. Precisamos fazer visitas na metade de cima da tabela, vencer algumas grandes equipes este ano. Dependendo de onde estivermos na tabela, vencer um Flamengo, um Corinthians, um Atlético-MG. Temos que conquistar algumas dessas vitórias e dar esperança para as pessoas. E então construir a partir disso.

O Crystal Palace está na nona colocação no momento na Premier League, com 37 pontos. E tem um feito interessante: nos últimos 25 jogos do Manchester City na Premier League, a equipe de Guardiola só não marcou em dois – justamente nos jogos contra o Palace.

Fonte: Redação FogãoNET e O Globo

Comentários