Ex-dirigente do Botafogo crê que houve ‘erro’ na transição de Matheus Nascimento e diz: ‘Alguma hora vai voltar ao Brasil e ter grandes atuações’

Matheus Nascimento em Botafogo x Volta Redonda | Campeonato Carioca 2025
Vítor Silva/Botafogo

Maior promessa da base do Botafogo, Matheus Nascimento não se confirmou no profissional. O principal motivo, hoje admitido até por quem estava no clube, foi a transição. É o que considera Tiano Gomes, ex-diretor da base alvinegra.

Hoje a gente ainda cria uma expectativa, eu tenho essa expectativa ainda, que ele vire esse jogador de alto nível, porque tudo que ele fez foi grandioso na categoria de base, mas a categoria de base dele durou só até o sub-15. O Botafogo teve erro frente à transição dele para profissional, foi muito cedo, mas o futebol profissional tem uma gerência maior do que a da base. E eu cheguei a ter alguns embates frente a isso, alguns, não, muitos. Poucas vezes venci, porque ele jogou poucas vezes na base, mas quando jogou naquele time, do próprio time de 2021, ele era sub-17, no sub-17 ele quase não jogava, mas no sub-20 ele já jogava – explicou Tiano, ao podcastResenha com TF” na última quinta-feira (16/10).

A gente tinha o Rafael Navarro, não teve venda, mas teve o título da Série B, que muda de R$ 8 milhões para R$ 80 milhões (faturamento pelo Brasileirão na época). A gente tinha um time muito bom, e o Matheus só jogava às vezes, e quando jogava resolvia. Eu acho que ele poderia ter tido uma sequência maior no sub-20 principalmente, e chegar mais pronto no profissional. O clube optou por ele treinar mais no profissional do que jogar na base, e às vezes que a gente pedia, a gente tinha dificuldade na época de trazer ele para jogar na base. Isso pré-SAF, 2020 e 21. Pós-SAF ele já não descia de jeito nenhum. Pós-SAF, assim que o John Textor entra, ele tem a renovação de contrato dele, direto com o John Textor. Então, foi um embate grande, a categoria de base não vence quando tem esse embate. E eu acho que não tem que ter um embate, tem que ter uma convergência de opiniões, uma conversa, mas só que não chegou a ter esse tipo de conversa, não foi nos dada a chance disso. E o Matheus perdeu esse tempo. Acho que dá a tempo de recuperar, ele tem só 21 anos, e um potencial incrível, quando eu falo potencial é porque ele era muito à frente de todos. Faltou essa transição dele. Eu não tenho a menor dúvida disso. Até física. Então eu tenho certeza que ele estaria muito melhor, ele poderia ter tido mais uns dois anos de futebol de base – acrescentou.

Matheus Nascimento, hoje com 21 anos, está emprestado pelo Botafogo ao LA Galaxy, dos Estados Unidos. Tiano Gomes acredita que ele ainda pode brilhar no Brasil.

Eu acho que houve um erro ali, mas faz parte, ninguém quis errar. Acho que ele merecia ter ficado mais uns dois anos jogando na base. E eu continuo torcendo muito por ele. É um menino que eu torço muito. E a gente pode pensar que não é sucesso, mas não, ele está fazendo sucesso. Ele está na MLS, está num time grande da MLS. E alguma hora ele vai retornar para o Brasil e vai ter grandes atuações – aposta.

Veja o vídeo abaixo:

Fonte: Redação FogãoNET e Resenha com TF

Comentários