Ex-árbitro do quadro da CBF (entre 2002 e 2007) e da Ferj, Marcelo de Souza Pinto fez uma denúncia em debate no podcast “Resenha de Primeira” nesta segunda-feira (14/11). O juiz, que já apitou até mesmo clássicos do Campeonato Carioca – como um Botafogo x Flamengo em 2008 e um Fla-Flu em 2005 -, afirmou que o Glorioso terá a arbitragem como adversária nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro-2023.
– Se prepara, porque o sistema está vindo forte. Se eu pudesse apostar, apostava no Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino e no Grêmio, só não apostava no Botafogo. Sabe por quê? Eu conheço, eu estive lá dentro. O sistema vai trabalhar. Eu falei para vocês: não deixe o Palmeiras chegar. O Palmeiras não tem nada a ver com isso. Mas sabemos que existe uma força paulista dentro da confederação. Se prepara, porque agora você vai reclamar da arbitragem. Anote o que estou falando – afirmou Marcelo, continuando:
– Vai ser muito difícil o Palmeiras perder esse título. Muito. “Ah, só depende do Botafogo”. Não depende do Botafogo não! Infelizmente tenho que falar isso. Não depende porque o Botafogo não vai mais jogar 11 contra 11. Se prepara, porque não vai. Ou o Botafogo vai ter que jogar o que jogava no primeiro turno, que aí ninguém consegue derrubar, ou esquece esse título. A gente já sabe qual o caminho que deve seguir – completou o ex-árbitro.
Souza Pinto lamentou os constantes erros de arbitragem que têm sido uma marca desse Brasileirão e disse que o problema é político.
– A arbitragem já passou de todos os limites, não dá mais. O que mais me deixa abismado é ver o ex-presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, reclamando agora. Ele ficou lá um ano e o que ele fez? Os árbitros que estão apitando agora são os mesmos que ele escalava lá atrás, e escalava por que? O problema da arbitragem não é técnico, é político – afirmou.